Anunciados projetos que terão apoio do Fundo Newton

Anunciados projetos que terão apoio do Fundo Newton
dezembro 18 19:34 2014

A fundo newtonO CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RC-UK) anunciaram os projetos que vão receber investimento do Fundo Newton.

Serão investidos quase 6 milhões de libras em pesquisas conjuntas dos dois países. Ao todos, 71 propostas receberão apoio, dando aos pesquisadores a oportunidade de construir colaborações entre o Brasil e o Reino Unido por meio de incentivos de curto prazo para pesquisas e atividades em rede em pequena escala.

O julgamento das propostas foi feito pelos presidentes de FAPs, consultores ad hoc e uma equipe do Fundo Newton no início de dezembro, em Florianópolis.

“O processo de seleção da Chamada RCUK-CONFAP do Fundo Newton foi uma tarefa hercúlea e de grande sucesso. Um destaque foi a quantidade surpreendente de 318 submissões. Isso nos levou (tanto o RCUK, quanto o CONFAP) a ter que investir muito mais do que o inicialmente planejado, atingindo um montante de R$ 24 milhões,” explicou o Prof. Mario Neto Borges, coordenador do Grupo de Trabalho Cooperação Internacional do CONFAP e presidente da FAPEMIG.

A professora Jane Elliott, diretora executiva do ESRC (Conselho de Pesquisa Econômica e Social), diz que “a colaboração internacional é essencial para superar os desafios globais que temos hoje. Os projetos financiados nesta chamada são evidências claras de que o RCUK está aproveitando e estreitando sua relação com fundos brasileiros para apoiar parcerias de pesquisa interessantes e inovadoras. Proporcionar à comunidade de pesquisas do Reino Unido a oportunidade de trabalhar com pesquisadores de economias emergentes, e dar acesso a novas ideias, pessoas e informações, vai trazer benefícios às duas economais e sociedades”

Esta foi a primeira vez que o RCUK trabalhou com o CONFAP em uma chamada conjunta para recebimento de propostas. O projetos selecionados pertencem às mais diversas áreas de pesquisa: saúde, transformações urbanas, biodiversidade e assistência social.

O presidente do CONFAP, Sergio Gargioni, declara estar satisfeito com os resultados do edital: “juntos, o CONFAP e o RCUK financiaram um número significativo de excelentes parcerias de pesquisa, o que é um bom sinal para futuras colaborações entre Brasil e Reino Unido”

A lista dos projetos selecionados pode ser consultada aqui.

  Categorias: