Prêmio FAPEMA 2013: avaliação em pacientes com malária busca novos tratamentos para a doença

Prêmio FAPEMA 2013: avaliação em pacientes com malária busca novos tratamentos para a doença
novembro 28 14:05 2013

mosquito-da-malaria imagensEm 2011, foram registrados 1.305 casos de malária no Maranhão, uma redução de 39% no número de casos se comparado ao ano anterior. Destacam-se como principais áreas de registro da doença os municípios de Amapá do Maranhão e Centro Novo.

Anteriormente descrita como benigna, a malária causada por Plasmodium vivax tem apresentado características de malária grave, caracterizada, entre outras coisas, por acidose lática, malária cerebral e anemia intensa.

Variações em fenótipos podem estar entre as possíveis causas para este novo quadro clínico, e foi com base nessa hipótese que o farmacêutico-bioquímico Bruno de Paulo Ribeiro, do Laboratório de Imunofisiologia da UFMA, começou a desenvolver, há três anos, o projeto “Citocinas na malária vivax: influência das variantes moleculares do parasito ou das características do hospedeiro?”, que conquistou, em 2013, o Prêmio FAPEMA, na categoria Dissertação de Mestrado, área de Ciências da Saúde.

A pesquisa, que está sob orientação da Prof.ª Dra. Flávia Raquel Fernandes do Nascimento, da UFMA, tem como objetivo correlacionar o perfil de citocinas de pacientes maranhenses infectados com P. vivax às variantes moleculares do parasita e ao sexo e idade dos hospedeiros.

De acordo com Bruno Ribeiro, a infecção por P. vivax tem alta prevalência no Brasil, incluindo o Maranhão, e causa efeitos debilitantes que prejudicam os índices sociais e econômicos das regiões afetadas, bem como a qualidade de vida da população. “Nesse sentido, a avaliação da resposta de citocinas, tanto em relação a fatores intrínsecos ao hospedeiro quanto ao parasito, pode fornecer avanços para compreensão do comportamento da resposta clínica e imunológica na malária vivax, alicerçando a proposição de novas medidas de controle, prevenção e tratamento”, declarou o pesquisador.

O trabalho venceu a categoria de Dissertação de Mestrado, Ciências da Saúde, no Prêmio FAPEMA 2013. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no último dia 25, no Teatro Artur Azevedo, em São Luís. Confira as fotos da noite na página a Fundação no Facebook.

  Categorias: