CNPq recebe o Fórum do CONFAP em Brasília

CNPq recebe o Fórum do CONFAP em Brasília
maio 13 19:36 2014

CNPqIniciou nesta segunda-feira (12/5) o Fórum do Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à pesquisa (CONFAP), na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTI/CNPq), em Brasília.

Presente na abertura do evento, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, falou sobre a cooperação entre o Ministério e as FAPS: “É prioritário o trabalho em conjunto com as FAPs, sem elas não vamos para frente”, afirmou. O ministro Campolina acrescentou, ainda, sua disposição em buscar soluções junto às instituições ligadas a CTI para o desenvolvimento de um projeto nacional que inclui a melhoria da infraestrutura para a pesquisa, a capacitação de recursos humanos e o fomento à inovação.

O presidente do CNPq, Glaucius Oliva, em seu discurso de boas vindas, fez questão de exaltar a cooperação e o alinhamento das idéias existente entre o Conselho e as FAPS na buscas de soluções para o desenvolvimento das pesquisas no Brasil: “A história de parceria e identidade em nossas ações, resultaram nesse cenário extremante positivo onde temos uma maior diversidade das fontes de financiamento para as pesquisas no Brasil”, disse.

No decorrer dos trabalhos, Oliva falou sobre a minuta da chamada pública 2014/2018 para Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), que encontra-se em processo de finalização.

O CONFAP – O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2007, o Conselho agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal. O atual presidente do Confap é o professor Sergio Gargioni, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Os trabalhos do Fórum seguem nesta terça-feira (13/05).

 

  Categorias: