Colégio Militar 2 de Julho apresenta estratégia de ensino aos estudantes do Ensino Médio na 65ª SBPC

Colégio Militar 2 de Julho apresenta estratégia de ensino aos estudantes do Ensino Médio na 65ª SBPC
julho 26 18:34 2013

DSC 22481

O Colégio Militar 2 de Julho do estado do Maranhão também marca presença na 65ª  Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, na capital pernambucana. Durante a semana, alunos e professores têm apresentado seus trabalhos para jovens de diversas partes do país e do exterior. Dentre os projetos expostos, um observou a estratégia de aprendizagem por meio de mapas conceituais nas aulas de Biologia para alunos de Ensino Médio.

A estratégia consiste em trabalhar com alunos do 1º e 3º ano, dando-lhes conhecimento de uma forma mais significativa. “A estratégia de ensino já existe e foi desenvolvida por David Ausubel, psicólogo da área de educação, e diante da necessidade fazer com que alunos entendam as disciplinas, os assuntos que têm mais dificuldade, pensamos em trabalhar na nossa escola mapas conceituais, os quais estão possibilitando ao aluno condições de organizar, desenvolver e de aprender a aprender os conceitos da matéria, no caso, a disciplina de Biologia”, explicou a professora do Colégio 2 de Julho, Francisca França.  

Aluna do 3º ano do Colégio Militar, Maria Paula Silva, contou que o ensino ocorre de acordo com o ano em que se está e a necessidade de informação para aquele momento. “Fazemos um resumo do assunto, por exemplo, da 2ª Lei de Mendel, e incrementamos o mapa apenas no decorrer do ano, já que teremos necessidade de obter mais informações. Dessa forma, fazemos apresentações na sala de aula e aprendemos a relacionar os conceitos em frases pequenas, mas objetivas, que podem abranger um bom conteúdo”, afirmou a estudante.

  Categorias: