Prêmio FAPEMA 2014: criação de codornas pode ser um excelente negócio

Prêmio FAPEMA 2014: criação de codornas pode ser um excelente negócio
novembro 17 13:42 2014

JC - AGRÁRIASPara entender como o crescimento corporal das codornas ocorre ao longo do tempo, garantindo maior eficiência produtiva, energética e sustentabilidade na criação dessas aves, o estudante de Zootecnia pela UFMA – Campus Chapadinha, Wellyngton Gomes Pereira, desenvolveu a pesquisa “Modelos não lineares para predição do crescimento corporal, da carcaça e das vísceras de codornas de corte”.

Conhecida como coturnicultura, a criação de codornas é um segmento da avicultura com grande potencial de expansão no estado, pois necessita de pequenas áreas para implantação, mão de obra reduzida e baixo investimento inicial, além de rápido retorno de capital.

Quando conheci a coturnicultura, considerei extremamente interessante as características de desempenho das codornas de corte. Isso me motivou a utilizar parâmetros para elaboração de modelos de simulação práticos, que poderão ser utilizados por pequenos produtores para simular custos de produção, lucro final, desempenho e exigências nutricionais das aves, permitindo maior eficiência produtiva”, explicou Wellyngton.

O estudo foi o vencedor do Prêmio FAPEMA 2014, na categoria Jovem Cientista, na área de Ciências Agrárias. “Sempre me dediquei aos estudos, então essa conquista representa um grande reconhecimento pelo trabalho e esforços realizados ao longo dos anos. Acredito que a pesquisa irá contribuir para o crescimento da coturnicultura em todo o estado, representando uma alternativa de emprego e renda para os inúmeros pequenos produtores”, avalia Wellyngton Pereira.

O orientador da pesquisa e doutor em Zootecnia, Jefferson Costa de Siqueira, explica que os resultados já obtidos representam o primeiro passo para o desenvolvimento de um software de simulação.

“Este software será capaz de determinar as exigências nutricionais em tempo real, visando garantir uma nutrição mais eficiente e gerando menor impacto ambiental pelos dejetos”, destacou.

A cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA 2014 acontece dia 24 de novembro no Teatro Artur Azevedo, e tem como tema “Energias alternativas: O desafio do uso de energias limpas e de grande desempenho para o desenvolvimento do Maranhão”.

As premiações que variam de R$ 2 a 10 mil, dependendo da categoria do vencedor. Serão entregues ainda além das premiações em dinheiro, troféus e certificados.

  Categorias: