Deputador Bira do Pindaré destaca Prêmio Fapema na Assembleia Legislativa

Deputador Bira do Pindaré destaca Prêmio Fapema na Assembleia Legislativa
dezembro 07 14:44 2016

bira-premio-fapemaO deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) subiu a tribuna, na manhã desta terça-feira (06), para falar do Prêmio Fapema, que este ano homenageia a líder politica e médica maranhense Maria Aragão e traz como lema “Mais inclusão, consciência e tecnologia”. O evento acontece nesta quarta-feira (07) e, pela primeira vez, será realizado no Auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão.

No total, quarenta e sente pesquisadores serão premiados com o troféu oficial do concurso, além do diploma e premiação de acordo com a categoria e modalidade. Dentre as categorias, Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano, Prêmio Especial Maria Aragão. No edital Maria Aragão será entregue uma premiação de recurso no valor total de R$ 207 mil, valor que será pago pelo Governo do Estado.

O objetivo, segundo pontuou o parlamentar, é o fortalecimento das linhas de programas e ações da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão que buscam oferecer oportunidades a pesquisadores, tanto de São Luís quanto também do interior do Maranhão.

“É um momento muito rico e a participação da Assembleia Legislativa é muito importante porque significa incentivar, apoiar aqueles que fazem ciência e tecnologia no Estado do Maranhão. Condição sine qua non para qualquer perspectiva de desenvolvimento. Portanto, é necessário que a gente tenha um olhar especial, até porque, todos os anos, milhares de jovens maranhenses buscam acesso à universidade, buscam a possibilidade de uma carreira científica ou tecnológica”, frisou.

Para o deputado Bira, o desenvolvimento social e cientifico só continuará existindo se tiver a política de fomento à pesquisa, papel que, de acordo com ele, no Maranhão, é cumprido pela FAPEMA. “A grandiosidade desse Prêmio é para que as pessoas tenham a compreensão exata da relevância que ele tem para o nosso para o desenvolvimento do nosso Estado. Quem é o pai e quem é a mãe que não sonha ver o filho na universidade? E universidade é ciência, universidade é tecnologia, universidade é inovação. Por isso é tão importante a gente apoiar o trabalho realizado pela FAPEMA, o trabalho realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia”, acrescentou.

O parlamentar lembrou ainda que o cenário nacional tem sacrificado o campo da pesquisa e da inovação tecnológica no Brasil inteiro, e destacou que, no Maranhão, o governador Flávio Dino tem conseguido manter as inúmeras atividades, editais e seleções na área da educação, em que pesquisadores, professores, estudantes têm tido oportunidade de iniciar ou aprofundar uma carreira cientifica.

“Para finalizar, cumprimento tanto o secretário Jonathan Almada quanto o presidente da FAPEMA, professor Alex Oliveira, pelo brilhante trabalho que eles têm realizado nessa área. A Ciência e Tecnologia com os seus programas fantásticos e a FAPEMA que tem mantido aí a sua força, a sua presença dentro do Estado do Maranhão, apoiando a ciência e a tecnologia como é devida”, concluiu.

  Categorias: