Diretora-científica da Fapema participa do VII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão

Diretora-científica da Fapema participa do VII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão
outubro 25 13:14 2017

historia-medieval1A diretora-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Silvane Magali Nascimento, participou nesta terça-feira, dia 24, no auditório do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Centro Histórico de São Luís, do VII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão.

Com o tema “Ensino, sociedade e cotidiano: diálogos entre o presente e o passado”, o evento é uma realização do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHEN) da UEMA. Ele tem como objetivo refletir sobre as relações entre ensino, sociedade e cotidiano e reforçar que estudar História Antiga e Medieval auxilia a repensar a sociedade no momento atual e analisar o passado para compreender o presente.

Para a diretora-científica da Fapema, Silvane Magali Nascimento, o Brasil está passando por um momento de muita dificuldade nas projeções no campo da pesquisa e da educação de modo geral. Ela parabenizou a sétima edição do Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão e ressaltou que a realização dele não deixa de ser um sinal de resistência, onde pesquisadores tanto da graduação como pós-graduação, permanecem firmes no intuito de fazer o país um seleiro de cientistas. 

alt“O Maranhão está na contramão desse processo de retrocesso. Enquanto, infelizmente, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro [UERJ] vai se diluindo nessa crise toda, nós conseguimos abrir uma nova universidade pública no Estado. A Fapema felizmente cresce no cenário brasileiro em meio a essa crise. Nós conseguimos com todas as dificuldades aumentar o numero de editais e o atendimento de demandas”, destacou Silvane Magali Nascimento.

O VII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão é coordenado pelas professoras Ana Lívia Vieira e Adriama Zierer e ocorre até quinta-feira, dia 26. Estão inclusos no evento minicursos, oficinas, mesas-redondas, conferências e comunicações, além de atividades culturais, lançamento de livros e documentário musical.

A conferência de abertura teve como tema “Traje de Festa, performance visual, ostentação e beleza na Grécia Antiga” e foi proferida pela professora da Universidade Paris Diderot, Florence Gherchanoc.

  Categorias: