Em reunião com a FAPEMA, Vale sinaliza acordo de cooperação

Em reunião com a FAPEMA, Vale sinaliza acordo de cooperação
março 13 13:53 2014

DSC 3708 - CópiaEm reunião na manhã desta quarta-feira, 12, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, o gerente de Parcerias e Recursos da Vale, Sandoval Carneiro, pôs em pauta a realização de um acordo de cooperação com a Fundação. Fizeram parte da conversa a presidente e a diretora científica da FAPEMA, respectivamente, Rosane Guerra e Cláudia Coelho.

Segundo o diretor da mineradora, a Vale já firma parcerias duradouras e frutíferas com outras instituições, com o intuito de promover a pesquisa científica e gerar recursos humanos qualificados em várias áreas, mais notadamente em Logística, Meio Ambiente e Engenharia.

“Procurar a FAPEMA foi uma decisão natural. Temos muitas operações no Maranhão, precisamos manter essa infraestrutura, e, mais que isso, queremos desenvolver a região. Nosso objetivo é apoiar projetos de pesquisa, então nada mais lógico que ter como parceira a Fundação, que já tem um trabalho enorme na consolidação da ciência no estado”, explica Sandoval Carneiro.

Trabalho semelhante já é desenvolvido, simultaneamente, nos estados do Pará, Minas Gerais e São Paulo, onde a Vale possui um edital conjunto com as FAPs desses três estados.

“Desenvolvemos esta cooperação específica desde 2011. O edital único versa, entre outros pontos, sobre as áreas de Geologia e Meio Ambiente. Já foram contemplados 117 projetos nesses estados e mais de 800 bolsistas. Em todo o país são mais de 600 projetos nesses moldes”, ressalta Carneiro.

Para a presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, esse tipo de acordo é de grande importância, já que gera desenvolvimento para as pesquisas nas áreas contempladas ao mesmo tempo em que qualifica profissionais.

“Estamos empenhados em aderir a parcerias desse tipo, uma vez que os resultados trarão impactos benéficos para nosso estado, através da pesquisa científica, que é o nosso foco. Vamos acertar os pontos. Possivelmente, teremos um edital único para o Maranhão”, destaca a presidente da Fundação.

Um acordo entre Vale e CNPq já está em ação no estado. O “Forma Engenharia”, que desenvolve projetos de pesquisa nas universidades Estadual (UEMA) e Federal (UFMA) do Maranhão, com equipes formadas por professores e alunos das faculdades de Engenharia e professores e alunos do Ensino Médio.

  Categorias: