Equipe da Fapema participa da Reunião Anual da SBPC

Equipe da Fapema participa da Reunião Anual da SBPC
julho 07 15:16 2016

SBPC equipeNa programação estão incluídas conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres, dentre outras ações

Até o próximo sábado (09/07), estudantes, professores, pesquisadores de todos os níveis e outras pessoas ligadas ao ensino, à ciência e à tecnologia estarão reunidos no campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, Bahia, onde está acontecendo a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com um estande no evento.

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. De acordo com a organização do evento, assim como ocorre em todas as Reuniões Anuais da SBPC, a de Porto Seguro busca inserir a ciência no cotidiano dos cidadãos e valorizar a produção científica nacional. Por essa razão, a programação é sempre variada e inclui todas as formas de divulgação da produção científica no Brasil. O evento, que este ano tem como tema Sustentabilidade, tecnologia e integração social, oferece, ainda, atrações artísticas, incluindo concertos musicais, espetáculos de dança e de teatro, dentre outros.

No estande da Fapema, estudantes maranhenses estão apresentando pesquisas e projetos apoiados pela Fundação. “Estamos, ainda, aproveitando para divulgar o Fórum Nacional da CONFAP, que irá acontecer no Maranhão nos dias 18 e 19 de agosto deste ano”, revela o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, referindo-se à reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

A exemplo dos eventos anteriores, a 68ª Reunião Anual está sendo um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. A programação científica é, geralmente, composta, também, por atividades como SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), SBPC Indígena e SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

Composição – Como nas edições anteriores, a Programação Científica é organizada pela SBPC após análise e aprovação pela Comissão Científica, que é composta por diretores da Sociedade, representantes da instituição sede do evento e outros renomados pesquisadores de várias áreas do conhecimento, a partir de propostas apresentadas pela SBPC e Sociedades, Associações ou Entidades Científicas afiliadas à SBPC.

Entre os temas que estão sendo debatidos nas conferências, estão Nanoestruturas de carbono – Características e Desafios, Sustentabilidade ainda é possível, Ondas gravitacionais: Uma nova janela para o universo, Câncer infantil, Dengue, Chikungunya e Zika (Vacinas, formas clínicas, epidemiologia comparativa, novos testes diagnósticos etc.), As Ciências Sociais e suas perspectivas de intervenção de um ponto de vista brasileiro, Ação Multissetorial do enfrentamento de epidemias, Epidemia de zika e desafios para saúde pública, Sementes: inovações tecnológicas e desafios.

As mesas-redondas trazem para discussão temas como A estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação, As aplicações da energia nuclear para o desenvolvimento da sociedade, Popularizando a ciência em um mundo globalizado, Marco Civil da Internet e direitos universais, Ética na pesquisa com seres humanos, Sistema Nacional de CT&I, integração e diferenças regionais, entre outros.

Reunião Anual – Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é considerada um importante espaço para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

 

  Categorias: