Fapema apoia Semana dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Fapema apoia Semana dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
março 28 22:01 2016

O evento acontece em São Luís de 4 a 8 de abril, no Auditório Central da UFMA

ufmaPromover debates e discussões acerca das obras literárias africanas e afro-brasileiras que compõem o eixo interdisciplinar da temática Literatura Brasileira e Afro-Brasileira. Essa é a proposta central da II Semana de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, que está sendo promovida pelo curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), ambos da Universidade Federal do Maranhão, e pelo Coletivo Sonhações, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

O evento contará com a presença de importantes nomes das artes e das ciências brasileiras, dentre os quais a premiada escritora mineira Conceição Evaristo, o dramaturgo e ator baiano Aldri Anunciação (ganhador do prêmio de literatura Jabuti de 2013), o cantor GOG (um dos ícones do movimento hip-hop) e a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fernanda Felisberto, especialista em literatura afro-americana e afro-brasileira.

Durante a II Semana os estudantes de Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros também participarão do workshop Metodologia da Aprendizagem: construção da identidade virtual do curso, que será ministrado pela professora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Fernanda Pereira Díaz.

Segundo a coordenadora da Licenciatura, e uma das organizadoras da II Semana, Kátia Regis, o objetivo do evento é o de propiciar a produção e a socialização do conhecimento em perspectiva interdisciplinar acerca das literaturas africana e afro-brasileira, “bem como da identidade étnico-racial, por meio do diálogo crítico entre escritores e intelectuais africanos que trabalham com o tema da diáspora, que é o processo de migração das populações africanas para várias regiões do mundo, desde a época escravocrata até agora”, revela.

A II Semana de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é aberta ao público e dá direito a certificado. Os interessados devem fazer as inscrições, gratuitamente, até o primeiro dia do evento (4 de abril), por meio do e-mail 2sieafrobra@gmail.com, com o termo “inscrição”no campo assunto. O corpo da mensagem deverá conter as seguintes informações: nome completo; instituição; escolaridade e profissão.

  Categorias: