Fapema apóia Simpósio em História Contemporânea Conflitos e Revoluções no Século XX

Fapema apóia Simpósio em História Contemporânea Conflitos e Revoluções no Século XX
setembro 20 14:58 2016

nupehicInicia hoje no Prédio de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Centro Histórico de São Luís, a terceira edição do Simpósio em História Contemporânea Conflitos e Revoluções no Século XX: Circulação de ideias entre as Américas e a Europa.

Com apoio do Edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação (AREC) da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o simpósio pretende divulgar e incentivar discussões em torno do processo de circulação de ideias entre as Américas e a Europa.

Serão apresentadas análises comparadas, conectadas, transnacionais e nacionais que contribuam para a compreensão de tensões, rupturas e permanências político, culturais e econômicas vividas no Brasil, na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa durante o século passado, e as marcas resultantes desse processo na história política ocidental recente. Daí explica-se o título: Conflitos e Revoluções no século XX: circulação de ideias entre as Américas e a Europa.

Pretende-se ampliar o calendário anual de discussões em torno de cortes temáticos específicos da História Contemporânea, estimulados pela criação do Laboratório de Estudos de História Latinoamerica (LEHLA), que integra o NUPEHIC/UEMA, e pela parceria com o Laboratório de Estudo de História das Américas (LEHA), da Universidade de São Paulo.

Serão colocados em discussão temas considerados fundamentais para o estudo da História, analisados sob perspectivas teórico-metodológicas inovadoras que lançarão novas luzes para o estudo da História Contemporânea, em geral, e sobre as especificidades da História do Maranhão, em particular.

Nessa perspectiva, o III Simpósio permitirá o estabelecimento de uma interface entre a História do Maranhão, do Brasil, das Américas e da Europa procurando articular seus temas centrais tanto no plano diacrônico, isto é, historicamente, quanto no plano sincrônico, ou seja, nas condições atuais.

O evento acontece até o dia 23 de setembro. Confira a programação completa clicando AQUI.

 

  Categorias: