FAPEMA apresenta ações em stand na 63ª Reunião Anual da SBPC

FAPEMA apresenta ações em stand na 63ª Reunião Anual da SBPC
julho 11 14:13 2011

StandO Maranhão está presente na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), aberta na noite de domingo, 10, em Goiânia-GO. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) está com um stand montado no Pavilhão 3 da ExpoT&C,. No stand, os visitantes têm a oportunidade de conhecer não somente a produção científica de pesquisadores maranhenses, mas também um pouco da cultura, arquitetura, belezas naturais e culinária maranhense.

Nele estão expostas revistas, folders, livros e outros itens que apresentam o Maranhão e todas suas riquezas, além de apresentação de vídeos e documentários sobre São Luís. Com essa iniciativa a FAPEMA espera atrair para São Luís um maior número de participantes para a SBPC 2012, que será realizada na Universidade Federal do Maranhão. A reunião é um dos mais importantes eventos científicos do Brasil e neste domingo foi aberta pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, que anunciou novos investimentos e ações de incentivo à ciência, tecnologia e inovação. A reunião acontece até sexta-feira, 15.

O público estimado é de 20 mil pessoas. Quem visitou o stand da FAPEMA gostou do quer viu e ficou com mais expectativas para o evento que São Luís sediará no próximo ano. É o caso das acadêmicas Bruna Nau e Jessica Viana, de Santa Catarina, que participam do evento. “Já ouvi falar muito dos Lençóis Maranhenses e outras belezas do Maranhão e devemos ir conhecer quando da realização da próxima SBPC”, comentou Bruna. A amiga Jessica disse se encantar com as apresentações de bumba-meu-boi. “Tive a oportunidade de ver uma vez e vai ser muito bom poder ver novamente, o Maranhão é muito rico culturalmente”, completou.Stand2

As ações da FAPEMA na SBPC têm o apoio das secretarias de Estado de Comunicação, da Cultura e do Turismo. No stand da Fundação acontecerá o lançamento de livros de autores maranhenses, publicados com o apoio da Fundação. Entre os títulos, estão: Plantas Úteis do Maranhão – Região da Baixada Maranhense, que será lançado por Cláudio Urbano Pinheiro; A Imagem na Idade da Mídia: mediações na imagem e o popular contemporâneo, organizado por Marcus Ramúsyo; Maranhão – ensaios de biografia & história, de autoria de Yuri Costa e Marcelo Cheche Galves; Uma Viagem pela Idade Média – estudos interdisciplinares, de Adriana Zierer; e Pesquisadores do Maranhão, organizado pela FAPEMA.

“Queremos apresentar aos participantes da SBPC o que está sendo produzido por pesquisadores maranhenses e também as nossas riquezas culturais e naturais. Com isso esperamos atrair mais participantes para a SPBC 2012, que queiram participar do evento cientifico e também visitar os Lençóis Maranhenses, a Floresta dos Guarás, a Praia Grande e tantas outras atrações que temos no Maranhão”, apontou Rosane Guerra, diretora-presidente da Fundação.

Reunião – A reunião é aberta ao público e voltada à estudantes, pesquisadores, técnicos, gestores públicos e privados, entre outros profissionais.  Estudantes e pesquisadores maranhenses participam do evento, muitos deles têm o apoio da FAPEMA.

Durante o evento serão realizadas centenas de atividades, tais como conferências, simpósios e mesas-redondas, com a participação de cientistas renomados de todas as regiões do país. O objetivo dessas atividades é discutir políticas públicas de educação, ciência, tecnologia, meio ambiente e saúde, além de mostrar os avanços da ciência nas mais diversas áreas do conhecimento. Boa parte dessas discussões versará sobre o tema central do evento: “Cerrado: água, alimento e energia”.

Além dessas atividades, serão oferecidos diversos minicursos cujos temas serão de interesse tanto de universitários e pesquisadores como de professores da rede pública de ensino básico e técnico. O evento contará ainda com três programações paralelas: a SBPC Jovem, voltada aos estudantes do ensino básico e técnico; a ExpoT&C, exposição de ciência e tecnologia; e a SBPC Cultural, mostra da cultura regional.

 

 

  Categorias: