Fapema apresenta editais do programa Cidadão do Mundo
Na solenidade foram assinados, ainda, dois termos de outorga de estudantes que irão participar de intercâmbio internacional
O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou na noite de ontem (14.02) os editais de Estágio Internacional (STGI) e de Cooperação Internacional (COOPI), ambos pertencentes ao Cidadão do Mundo, programa de intercâmbio internacional do Governo do Estado do Maranhão com foco no aprendizado de idiomas estrangeiros (inglês, francês e espanhol). Na oportunidade, dois estudantes assinaram o termo de outorga, representando o grupo que irá participar da primeira experiência de intercâmbio, que levará jovens aos Estados Unidos, Canadá e Argentina, de acordo com a língua estrangeira escolhida.
O Programa Cidadão do Mundo dedica-se à mobilidade acadêmica com foco nas parcerias multilaterais, intercâmbios de projetos e em estágios de imersão e iniciação científica. Faz parte da linha de ação Mais Qualificação e, para essa primeira etapa, foram disponibilizadas 200 vagas a estudantes, para que participassem do curso de imersão no idioma escolhido. Destes, os 90 melhores foram selecionados para o intercâmbio, com despesas pagas pelo Governo do Maranhão. “É uma experiência que se inicia aqui, com o aperfeiçoamento da língua estrangeira, e que se estende para o exterior, pela necessidade de se ir sempre além”, disse o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, essa primeira turma formada para o intercâmbio é a materialização de uma ideia que começou a ser gestada há quase 10 anos. “Partimos do pressuposto de que recurso público deve ser gasto com a população. O Cidadão do Mundo é uma das formas de se fazer isso”, destacou. “Estamos combatendo a desesperança gerada pelos últimos acontecimentos políticos com iniciativas que visam o desenvolvimento social”, acrescentou o secretário.
O deputado estadual, Bira do Pindaré ressaltou que o Cidadão do Mundo é parte de um trabalho amplo que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado em prol da educação no Maranhão. “Sabemos que as pessoas só progridem se a elas forem dadas oportunidades. É isso que estamos fazendo”. Bira revelou que os responsáveis pelo Programa estão sendo rigorosos quanto aos critérios de seleção “pois a ideia é oferecer um produto de qualidade”, justificou.
Oportunidades – Além da assinatura simbólica do Termo de Outorga, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão lançou mais dois editais que também fazem parte do programa Cidadão do Mundo, o Estágio Internacional (STGI) e o de Cooperação Internacional (COOPI).
O Edital Estágio Internacional (STGI) apoia a realização de estágios e intercâmbios multilaterais de curta duração em parceria com Instituições de Ensino e/ou Pesquisa ou empresas localizadas fora do Brasil. Podem participar estudantes regularmente matriculados em curso de graduação, mestrado e doutorado de instituição de ensino pública ou privada com sede no Maranhão.
Serão destinados R$ 400 mil oriundos do Tesouro Estadual. As inscrições podem ser feitas até o dia 14/06/2016 através do site www.fapema.br/patronage. O resultado será divulgado a partir do dia 29/07/2016.
Já o Edital Cooperação Internacional (COOPI) tem como objetivo estimular a realização de projetos de pesquisa que visem à obtenção de resultados científicos relevantes e de alto impacto, bem como a formação de recursos humanos, a partir de intercâmbio de alunos de doutorado e pesquisadores, residentes e vinculados as instituições de ensino e pesquisa públicas no Maranhão, com grupos de instituições de ensino e/ou pesquisa localizados fora do Brasil.
Serão destinados R$ 400 mil oriundos do Tesouro Estadual. As inscrições podem ser feitas até o dia 02/05/2016 através do site www.fapema.br/patronage. O resultado será divulgado a partir do dia 19/06/2016.
O evento foi finalizado com um momento explicativo sobre a etapa de cadastro no patronage, sistema da Fundação com o objetivo de otimizar e padronizar as solicitações de bolsas encaminhadas à Fapema.