Fapema apresenta editais do programa Cidadão do Mundo

Fapema apresenta editais do programa Cidadão do Mundo
março 15 14:12 2016

Na solenidade foram assinados, ainda, dois termos de outorga de estudantes que irão participar de intercâmbio internacional

Cidadao 2O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou na noite de ontem (14.02) os editais de Estágio Internacional (STGI) e de Cooperação Internacional (COOPI), ambos pertencentes ao Cidadão do Mundo, programa de intercâmbio internacional do Governo do Estado do Maranhão com foco no aprendizado de idiomas estrangeiros (inglês, francês e espanhol). Na oportunidade, dois estudantes assinaram o termo de outorga, representando o grupo que irá participar da primeira experiência de intercâmbio, que levará jovens aos Estados Unidos, Canadá e Argentina, de acordo com a língua estrangeira escolhida.

O Programa Cidadão do Mundo dedica-se à mobilidade acadêmica com foco nas parcerias multilaterais, intercâmbios de projetos e em estágios de imersão e iniciação científica. Faz parte da linha de ação Mais Qualificação e, para essa primeira etapa, foram disponibilizadas 200 vagas a estudantes, para que participassem do curso de imersão no idioma escolhido. Destes, os 90 melhores foram selecionados para o intercâmbio, com despesas pagas pelo Governo do Maranhão. “É uma experiência que se inicia aqui, com o aperfeiçoamento da língua estrangeira, e que se estende para o exterior, pela necessidade de se ir sempre além”, disse o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, essa primeira turma formada para o intercâmbio é a materialização de uma ideia que começou a ser gestada há quase 10 anos. “Partimos do pressuposto de que recurso Cidadao 1público deve ser gasto com a população. O Cidadão do Mundo é uma das formas de se fazer isso”, destacou. “Estamos combatendo a desesperança gerada pelos últimos acontecimentos políticos com iniciativas que visam o desenvolvimento social”, acrescentou o secretário.

O deputado estadual, Bira do Pindaré ressaltou que o Cidadão do Mundo é parte de um trabalho amplo que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado em prol da educação no Maranhão. “Sabemos que as pessoas só progridem se a elas forem dadas oportunidades. É isso que estamos fazendo”. Bira revelou que os responsáveis pelo Programa estão sendo rigorosos quanto aos critérios de seleção “pois a ideia é oferecer um produto de qualidade”, justificou.

Oportunidades – Além da assinatura simbólica do Termo de Outorga, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão lançou mais dois editais que também fazem parte do programa Cidadão do Mundo, o Estágio Internacional (STGI) e o de Cooperação Internacional (COOPI).

O Edital Estágio Internacional (STGI) apoia a realização de estágios e intercâmbios multilaterais de curta duração em parceria com Instituições de Ensino e/ou Pesquisa ou empresas localizadas fora do Brasil. Podem participar estudantes regularmente matriculados em curso de graduação, mestrado e doutorado de instituição de ensino pública ou privada com sede no Maranhão.

Serão destinados R$ 400 mil oriundos do Tesouro Estadual. As inscrições podem ser feitas até o dia 14/06/2016 através do site www3.fapema.br/patronage. O resultado será divulgado a partir do dia 29/07/2016.

Cidadao 3Já o Edital Cooperação Internacional (COOPI) tem como objetivo estimular a realização de projetos de pesquisa que visem à obtenção de resultados científicos relevantes e de alto impacto, bem como a formação de recursos humanos, a partir de intercâmbio de alunos de doutorado e pesquisadores, residentes e vinculados as instituições de ensino e pesquisa públicas no Maranhão, com grupos de instituições de ensino e/ou pesquisa localizados fora do Brasil.

Serão destinados R$ 400 mil oriundos do Tesouro Estadual. As inscrições podem ser feitas até o dia 02/05/2016 através do site www3.fapema.br/patronage. O resultado será divulgado a partir do dia 19/06/2016.

O evento foi finalizado com um momento explicativo sobre a etapa de cadastro no patronage, sistema da Fundação com o objetivo de otimizar e padronizar as solicitações de bolsas encaminhadas à Fapema.

 

  Categorias: