Fapema prepara indicações ao Prêmio Bunge

Fapema prepara indicações ao Prêmio Bunge
maio 03 20:34 2011

premio-bungeA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) foi a instituição escolhida para indicar personalidades de destaque das Ciências, no Estado, ao Prêmio Bunge, concedido pela Fundação Bunge. Para democratizar o processo de seleção dos indicados, a diretora presidente, Rosane Nassar Meireles Guerra, reuniu-se, nesta terça-feira (03), com representantes das principais instituições de pesquisa maranhenses.

Participaram da reunião a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Maria da Glória Bandeira, o coordenador de Pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), William Cardoso, e a diretora científica da FAPEMA, Rita Seabra. Foram convidados, ainda, representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e do UNICEUMA.

Nesse primeiro contato, foram levantados alguns nomes de pesquisadores que tenham produção relevante em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Os representantes das instituições ficaram responsáveis por buscar mais indicações.

Prêmio Bunge

A premiação foi criada em 1955, com a proposta de incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento. O Prêmio Bunge é concedido anualmente a personalidades de destaque em diversos ramos das Ciências, Letras e Artes no Brasil, em duas categorias: Vida e Obra, em reconhecimento à obra consolidada de um especialista; e Juventude, que premia jovens talentos.

Os candidatos não são inscritos, mas sim indicados por dirigentes de universidades e entidades culturais e científicas. No Maranhão, a FAPEMA é a encarregada de fazer a indicação. Uma Comissão Técnica, composta por cinco membros, sendo um do exterior, em cada área de premiação, seleciona os pesquisadores em cada ramo do conhecimento na categoria “Vida e Obra”, indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados do ano.

O Grande Júri, formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem a responsabilidade de escolher os contemplados na categoria “Vida e Obra”. Desde sua criação já foram contempladas 163 pessoas.

  Categorias: