Fapema realiza doação de livros para o Instituto de Ensino Superior Franciscano

Fapema realiza doação de livros para o Instituto de Ensino Superior Franciscano
agosto 21 20:57 2015

AIMG 8941 Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) fez nesta sexta-feira (21), a doação de 20 livros ao Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF). Os títulos fazem parte do acervo da Fapema que é composto de livrospublicados com recursos do governo do Estado por meio do edital Programa de Apoio à Publicação de Livros, Coletâneas e Catálogos – APUB.

O kit, com as publicações de diferentes áreas do conhecimento, foi entregue pela bibliotecária da Fapema, Fernanda Sousa, à coordenadora do Cursos de Serviço Social do IESF, do bairro do Maiobão, Katiana Sousa. “Estes são títulos de muito interesse porque são trabalhos de pesquisa realizados aqui no Maranhão. Ao levar esses livros para a instituição estamos contribuindo para a divulgação. São fontes de pesquisa importante para muitos estudantes e a Fapema está de parabéns pelo trabalho que está desenvolvendo de fomento a publicações”, disse a coordenadora.

O acervo da Fapemaé fruto do depósito dos autores contemplados com o edital APUB.  De acordo com o item que versa sobre direitos autorais, presente no edital, o pesquisador deve ceder seus direitos para acesso livre, por meio de repositórios institucionais ou eletronicamente, em caso de livros digitais, e deverá disponibilizar o mínimo de 20% da tiragem apoiada pela Fapemapara instituições de ensino, pesquisa ou bibliotecas públicas.

Representantes de instituições de ensino, de bibliotecas, interessados em obter os livros podem visitar a fundação para conhecer o acervo e fazer, via ofício, pedido da doação. Os títulos englobam todas as áreas de conhecimento.  “Com mais esta atividade a Fapema cumpre seu papel de disseminadora de conhecimento, incentivando a divulgação técnico-científica”, ressaltou Fernanda Sousa.

SOBRE O EDITAL

O edital APUB está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto. Os recursos disponibilizados por meio do edital somam R$ 400 mil. A chamada pública visa incentivar a divulgação técnico-científica, em especial aquela de natureza inédita, por meio do apoio à publicação de revistas, livros, coletâneas, catálogos e editoração eletrônica técnico-científica, em todas as áreas do conhecimento. Este apoio está voltado para a difusão conhecimentos, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado do Maranhão.

  Categorias: