Fapema realiza visita técnica nas empresas juniores da UFMA e UNICEUMA

março 30 19:30 2017

Centro de Empreendedorismo UFMANos dias 28 e 29 de março, a Fapema realizou uma visita técnica para avaliar os projetos que foram contemplados no edital do Programa de Apoio à Criação e Consolidação de Empresas Juniores (PACCEJ), no Centro de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no campus do Renascença da Universidade Ceuma. Na oportunidade, oito empresas foram visitadas por Maurício Sá e Reinaldo Machado, da Coordenação de Inovação e Empreendedorismo da Fundação.

Quais sejam: a GEOTEC, do curso de Geografia, que trabalha com consultoria relacionada à minimização de impactos ambientais, georeferencial e inteligência cartográfica; a ESTRATÉGICA, do curso de Administração, que desenvolve atividades no campo da consultoria empresarial; a NOVAMENTE, do curso de Psicologia, que atua área organizacional; a EGECON, do curso de Economia, que desenvolve atividades de consultoria ligadas ao terceiro setor, a PSIWORKS, que desempenha atividades nas áreas da Psicologia Organizacional e do Trabalho, Seleção, Empreendedorismo e Gestão de Projetos.

Cada empresa demonstrou qual produto ou serviço estavam desenvolvendo e quais foram os principais obstáculos que permearam os doze meses de execução. Para além da exposição, uma rodada de perguntas foi efetuada de questões referente às especificidades do projeto.

Para o coordenador de Inovação e Empreendedorismo da FAPEMA, Maurício Sá, a ideia da visita é observar de perto como as atividades relacionadas à execução dos trabalhos que estão sendo desenvolvidas, além de ouvir sugestões referente ao aprimoramento dos editais futuros. “Fiquei muito satisfeito com o resultado das apresentações de todas as empresas. É possível observar com clareza a evolução dos alunos e seus negócios, principalmente no que diz respeito à mudança da linguagem acadêmica para um discurso mais mercadológico, sem a perda da essência e o primor da ciência”.

Empresa Junior UniCeumaO Edital PACCEJ foi executado durante no ano de 2016. Ao todo foi alocado o valor de R$ 450.000,00. Foram contemplados 20 projetos, com 100 pessoas ligadas direto ou indiretamente às atividades, dentre as universidades públicas e privadas do estado do Maranhão. O diferencial importante é que dos 20 projetos, nove encontram-se no interior do estado, demonstrando a ampla interiorização desta chamada.

“Introduzir e fomentar o empreendedorismo na academia (capital e interior) é a função precípua do edital e acho que estamos logrando êxito naquilo que vislumbramos, haja vista que várias delas já comercializam seus produtos e serviços”, finalizou Maurício Sá.

O edital de Apoio à Criação e Consolidação de Empresas Juniores está inserido no Plano de Trabalho da FAPEMA para o ano de 2017 com a previsão de lançamento para o segundo semestre.

  Categorias: