Físico Carlos Aragão será o novo presidente do CNPq

Físico Carlos Aragão será o novo presidente do CNPq
janeiro 15 13:10 2010

O físico Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho assume nos próximos dias a presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). O convite foi confirmado na manhã desta quinta-feira (14) em encontro com o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o secretário executivo, Luiz Antonio Rodrigues Elias, e o atual presidente do CNPq, Marco Antônio Zago.

Aragão, que já foi diretor de desenvolvimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) no biênio de 2005 a 2007, substitui o médico Marco Antônio Zago, que presidiu o CNPq por dois anos e meio, e agora vai compor a nova direção da Universidade de São Paulo (USP), onde será Pró-Reitor de Pesquisa.fisico_carlosaragao_ministro_sergiorezende

O novo presidente é graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), tem mestrado pela mesma instituição, fez doutorado na Universidade de Princeton (EUA) e pós-doutorado no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear na Suíça, todos em física das partículas elementares e campos. Aragão tem atuado principalmente nos seguintes temas: teorias quânticas de campos e suas aplicações, teorias quânticas de campos a temperatura finita, métodos semiclássicos em geral, fotônica e plasmônica.

Hoje, o físico é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador 1A do CNPq, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciência de Países em Desenvolvimento (Twas) e secretário-geral da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, marcada para maio próximo, em Brasília. Entre seus títulos honoríficos está a Ordem Nacional do Mérito Científico nas categorias Grã-Cruz e Comendador.

  Categorias: