Fórum articula pesquisas científicas para promoção da saúde

Fórum articula pesquisas científicas para promoção da saúde
fevereiro 23 13:03 2010

Qual a importância da ciência e tecnologia para a área da saúde? Como os setores ligados à tecnologia e à inovação podem colaborar para a saúde do povo brasileiro? Quais são os mecanismos de financiamento para as pesquisas em saúde no País?

É para tratar dessas questões e da interação entre instituições de ciência e tecnologia e de saúde, que autoridades dessas áreas se reúnem em Natal (RN), na quinta (25) e sexta-feira (26) no Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

No evento, representantes dos sistemas de ciência e tecnologia de todo o Brasil, juntamente com autoridades da saúde, debaterão sobre como as duas áreas têm se articulado para promover a saúde do brasileiro, e farão uma exposição sobre o atual Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Saúde.

Representantes das principais agências financiadoras de projetos em ciência e tecnologia também apresentarão seus mecanismos de fomento e as formas de participação nos editais das instituições.

A articulação entre os sistemas de ciência e tecnologia e de saúde tem gerado frutos. Exemplo é o lançamento, em 2009, dos editais das redes Dengue e Malária. Elas foram criadas com o intuito de apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, voltadas para o tratamento e prevenção dessas doenças que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), põem em risco de contaminação, respectivamente, até 40% e 50% da população mundial.ciencia_tecnologia_p_saude

Para o presidente do Consecti, René Barreira, essa edição do Fórum servirá para aprimorar as interfaces com o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. “Após educação e indústria, é a vez de discutirmos com a área da saúde o papel que o nosso sistema de CT&I tem para o progresso da saúde pública”.

Outros temas a serem abordados no Fórum serão a participação dos municípios na Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), prevista para ocorrer de 26 a 28 de maio, e o lançamento de uma série de ações de CT&I para a inclusão social no Rio Grande do Norte, onde são encaminhadas propostas para criação da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e edição de uma Lei Estadual de Inovação.

O Fórum é promovido pelo Consecti, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de CT&I.

  Categorias: