Fórum discutirá diretrizes políticas de CT&I

Fórum discutirá diretrizes políticas de CT&I
outubro 06 13:44 2009

Com o objetivo de debater políticas e fortalecer parcerias na área de ciência e tecnologia serão realizados nos próximos dias 6 e 7 de outubro os Fóruns do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti). Na ocasião, a Fapema é representada pela sua diretora-presidente, Rosane Nassar Meireles Guerra.

 

cetMDurante os dois dias, dirigentes de Fap´s e secretários de CT&I de todos os estados vão se reunir para discutir questões relativas aos sistemas estaduais e federal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo do encontro é promover a troca de experiências, possibilitando o trabalho integrado no setor. “Além dos temas que já vêm sendo tratados pelos dois conselhos ao longo de suas agendas, vamos focar em propostas a serem apresentadas no próximo ano, durante a Conferência Nacional de CT&I”, afirma o presidente da FAPEMIG, Mario Neto Borges.

 

Na abertura do Fórum, o  Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal; o Presidente do Consecti, René Teixeira Barreira e o Presidente do Confap e da FAPEMIG, Mario Neto Borges, darão boas-vindas aos participantes. Logo após a abertura, o ex-Ministro da Fazenda e Planejamento Paulo Haddad vai ministrar a  palestra “Capitais Intangíveis e Inovação”. Em seguida, será proferida a palestra “Revitalização das Instituições Estaduais de Pesquisa Agropecuária”, pelo presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Baldonedo Arthur Napoleão.

 

À tarde, os participantes seguirão para o Expominas, onde será realizada a abertura oficial da quinta edição da Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec) e do Fórum Consecti-Confap. Na ocasião, estarão presentes também o Governador do Estado, Aécio Neves; o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e o ministro da educação, Fernando Haddad. No segundo dia do evento, cada um dos Conselhos se reunirá separadamente para discutirem suas diretrizes políticas e articularem possíveis parcerias na área de ciência, tecnologia e inovação.

  Categorias: