Fundação da Memória Republicana Brasileira dá início a mostra estudantil

Fundação da Memória Republicana Brasileira dá início a mostra estudantil
setembro 17 19:41 2014

 altFoi iniciada hoje, 17, a Mostra Estudantil “A Mercê das Artes”, realizada no Convento das Mercês, como parte das comemorações dos 360 anos do Convento. O evento tem como público principal estudantes de escolas públicas da rede estadual de ensino situadas em São Luís. Nesse início da Mostra estiveram presentes centenas de alunos que puderam prestigiar os trabalhos feitos pelos seus próprios colegas. A diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Cláudia Coelho, visitou o evento.

O objetivo da I Mostra A Mercê das Artes é despertar nos jovens o gosto pelas artes. Além disso, o evento serve como meio de divulgação dos trabalhos artísticos já realizados dentro dos muros da escola e ao mesmo tempo, incentivar o intercâmbio entre as escolas, proporcionando trocas de experiências.

O evento é promovido pela Fundação da Memória Republicana Brasileira, vinculada à Secretaria de Estado da Educação. Ao todo, foram selecionados 53 projetos de 20 escolas públicas em cinco categorias (dança, música, teatro, artes visuais e literatura). Os trabalhos estão sendo apresentados nos auditórios da sede da FMRB.

De acordo com a secretária-chefe da Casa Civil e presidente da FMRB, Anna Graziella Costa, a I Mostra Estudantil “vem promover uma interação entre alunos e professores e principalmente mostrar para a população o quanto os nossos alunos estão preparados pro mundo da arte e com isso estimulá-los para essa realidade, para que a identidade do Maranhão continue preservada como uma Atenas Brasileira”, declarou.

A diretora educacional da Fundação, Cláudia Vaz, destacou uma das finalidades do evento. “Nosso objetivo é despertar nesses jovens aquilo que eles já têm como dom, mas que ainda não foi explorado. É muito bom ver a aceitação, porque hoje, por exemplo, estamos com o auditório lotado, mais de 500 alunos só pela manhã e já temos agendamento de escolas para o dia inteiro”, explicou.alt

Além de apresentações e exposições a Mostra também proporcionará a visita ao museu da Fundação. No local do evento também estão sendo oferecidos aos jovens avaliações nutricionais e testes de glicemia, aferição de pressão e cálculo do índice de massa corpóreo (IMC).

“A iniciativa foi muito boa e é interessante ver que o espaço foi aproveitado também para alertar esses adolescentes visitantes quanto à prática de hábitos alimentares saudáveis”, disse Cláudia Coelho da FAPEMA.

A aluna do 1° ano do ensino médio da escola Liceu Maranhense, Lídia Deyse, 15 anos, revelou que está gostando de participar da Mostra não só como visitante, mas também com a exposição de uma pintura feita por ela mesma. “Eu achei muito legal participar. Eu nunca fiz nenhum curso de desenho e ver uma obra minha exposta é muito bom”, declarou a aluna.

A I Mostra estudantil vai até o dia 19, de 08h às 18h, com entrada franca.

 

  Categorias: