“Desenvolvimento saudável para todas as crianças” foi o tema da palestra oferecida pela Fundação Gates, na sede da FAPEMA

“Desenvolvimento saudável para todas as crianças” foi o tema da palestra oferecida pela Fundação Gates, na sede da FAPEMA
dezembro 11 19:28 2014

DSC 0239 SITEA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) sediou, na tarde desta quinta-feira, 11, a palestra da Fundação Bill e Melinda Gates sobre financiamento de pesquisas em Desenvolvimento Infantil, ministrada pela consultora Maria Paola de Salvo.

A palestra, aberta pela Assessora de Planejamento e Assuntos Estratégico da FAPEMA, Márcia Maciel, faz parte da divulgação do edital “Grandes Desafios do Brasil: desenvolvimento saudável para todas as crianças”, chamada do programa Grand Challenges Explorations, voltada exclusivamente para o Brasil.

O edital é uma oportunidade para os pesquisadores com projetos nesta área adquirirem financiamento para tocar seus trabalhos.

A plateia, composta por pesquisadores maranhenses, em sua maioria das áreas de Saúde e Educação, aproveitou para tirar dúvidas, além de conhecer a fundo como funcionam as chamadas da Fundação Gates.

O Grand Challenges acredita que as ideias inovadoras podem vir de qualquer lugar. Uma vez a vacina revolucionou o tratamento de uma série de doenças, até então, intratáveis. A Fundação Gates quer financiar mais uma inovação desse porte”, falou Paola de Salvo.

Com seus programas a Fundação Gates já apoiou mais de 1.600 projetos em 80 países, entre eles o Brasil, que recebe pela segunda vez uma chamada específica. A primeira foi em 2013, voltada para a prematuridade.

ADSC 0229

Edital aberto

Em 2014, o edital, que ficará aberto até o dia 13 de janeiro de 2015, tem como foco ideias que englobem todos os problemas que possam causar entraves ao desenvolvimento infantil.

“Estamos buscando uma combinação de intervenções capazes de solucionar todas as causas para o baixo desenvolvimento infantil”, esclareceu a consultora.

“Sabemos que os estímulos recebidos nos primeiros mil dias de vida de uma criança serão fundamentais para como ela vai se desenvolver por toda a vida. Algumas doenças mais comuns em adultos, por exemplo, como diabetes e hipertensão, podem ter ligação em como foi a sua infância”, explicou Paola de Salvo.

Na primeira chamada foram recebidas 156 propostas, e 12 pesquisas foram financiadas.

ADSC 0249

Um dos revisores da chamada anterior, Antonio Moura da Silva, pesquisador maranhense em Saúde Pública, da Universidade Federal do Maranhão, explicou a todos que o fundamental para ser selecionado em um edital do Grand Challenges é mostrar “capacidade de aplicação da ideia”.

No Brasil, a Fundação Gates possui parcerias com o Ministério da Saúde, CNPq, e com 17 Fundações de Amparo à Pesquisa do país, entre elas a FAPEMA.

ADSC 0233

Os projetos serão avaliados com uma combinação de intervenções que cheguem aos objetivos finais:

– eficácia de prevenir e tratar o crescimento, nascimento e desenvolvimento não saudáveis em crianças;

– tempo de aplicação;

– integração das ações de maneira prática.

Já os critérios específicos de seleção dos projetos são:

– Impacto: potencial da ideia de levar à prevenção e tratamento de doenças;

– Inovação: destacar como sua proposta se diferencia das demais;

– Capacidade de Execução: excelência , recursos, experiência da equipe técnica que propõe o projeto;

– Escala – potencial para gerar um produto ou ação aplicável, não só no Brasil como em outras partes do mundo;

– Medição dos resultados e impactos: testes que mostrem q a intervenção fi bem-sucedida.

Todas essas questões devem ser especificados nas quatro páginas da Carta de Intenção, a ser enviada via site do CNPq, onde se encontram os editais da chamada, até 13 de janeiro. Após aprovação nessa primeira fase será necessário o envio das propostas completas, em até 20 páginas.

  Categorias: