Governo busca novas parcerias para fortalecer ReINTER

junho 07 16:40 2017

reuniao-reinter-secti-fapemaNa manhã desta quarta-feira (1º) ocorreu uma reunião da Rede de Assessorias para Assuntos Internacionais das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Maranhão (ReINTER) na sede da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) com a participação de representantes do consulado canadense no Brasil, cujo objetivo é buscar novas parcerias junto ao consulado para o fortalecimento da ReINTER. Participaram do encontro, além da Secti, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

“A reunião da ReINTER com as representantes canadenses teve como principal objetivo desenvolver possíveis acordos com o consulado para o fortalecimento da nossa rede”, afirmou a assessora de Assuntos Internacionais da Secti, Fabiana Moura.

A cônsul do governo do Canadá, Anouk Bergeron-Laliberté, falou da importância de conhecer a rede e suas principais ações, e afirmou também o quanto foi produtiva a reunião, pois muitas pistas de ações foram pensadas e planejadas para serem executadas futuramente. “Estou impressionada com a criação desta rede, e a reunião nos proporcionou a escuta das necessidades de cada instituição e assim pensarmos de que forma podemos contribuir para o desenvolvimento educacional. Temos a função de criar conexões entre as universidades e institutos canadenses e brasileiros”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora de parcerias da diretoria de relações internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Helena Sales, que participou da reunião, o objetivo foi alcançado. Helena confessou sua satisfação com todos os encaminhamentos que foram direcionados. “A reunião foi muito importante, no sentido de impulsionar o fortalecimento da internalização e o direcionamento de algumas ações que serão promovidas, tais como a participação de representantes canadenses no Fórum de Relações Internacionais que irá acontecer em setembro, que vai envolver a atuação da rede através de palestras, workshop, cursos e a grande possibilidade de ser realizado um consórcio com a ReINTER e o Canadá, beneficiando assim a consolidação do processo de internacionalização do Maranhão”, finalizou.

Sobre a ReINTER

A Rede, criada pela Secti através da portaria Nº 49/2016, tem por objetivo coordenar e integrar as ações das assessorias de assuntos internacionais, propor e programar agenda comum de cooperação acadêmica, promover intercâmbio de informações e experiências, realizar eventos vinculados à temática das relações internacionais e publicar relatórios anuais com o estado da arte da cooperação acadêmica internacional.

  Categorias: