Governo do Estado lança programa Inova Maranhão

0INOVAMARANHAO
Por Ivanildo Santos 13 de junho de 2016

0INOVAMARANHAOO Governo do Maranhão deu outro grande passo no processo de consolidação do Plano de Inovação Estadual (PIE/MA) ao lançar o programa Inova Maranhão, que visa fomentar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica. As diretrizes da política estadual e rotas estratégicas do desenvolvimento foram apresentadas durante o ‘Inovação e Prosa’, evento de lançamento do Inova Maranhão que ocorreu na sexta-feira (10), em São Luís.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, comentou que o Maranhão não tinha essa política de forma a envolver todos os atores e que por isso o lançamento do Inova Maranhão é um marco, porque pela primeira vez o Maranhão organiza uma política de inovação em âmbito de estado. “Os editais eram isolados. Agora, de forma articulada, Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio (Seinc), Agricultura (Sagrima) e Fundação de Apoio a Pesquisa (Fapema) se organizam com os atores produtivos e demais setores do sistema para construir essa política estadual de inovação”, explicou o secretário.

Ele também ressaltou a importância estratégica da participação da Sagrima e da Seinc. “Fundamental a participação dessas secretarias de Estado porque elas dialogam com o setor produtivo, com o empresariado. Elas traduzem nesse campo da inovação as necessidades do setor produtivo maranhense e como a inovação pode ajudar a melhorar produtividade e lucratividade”, observou.

0INOVAMARANHAO2Jhonatan Almada adiantou que o Governo do Estado vai atuar em três frentes para consolidar o PIE/MA. A ideia é fortalecer as cadeias produtivas, o programa dos startups e o Marco Regulatório. “Vamos trabalhar para mostrar como a inovação pode ajudar o Maranhão a fortalecer as cadeias produtivas definidas pelo governo no âmbito do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepat). Com inovação e o apoio da Fapema ao programa dos startups vamos superar diferentes desafios”, declarou.

Na opinião do secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, esse fomento para empresas de base tecnológica contribui para a expansão dos negócios e do aprimoramento com relação ao desenvolvimento de novas tecnologias. “Vejo com muito entusiasmo a apresentação destes jovens que são o futuro de novos inventos que certamente vão contribuir com a nossa população”, disse Simplício Araújo.

“Nesta noite conseguimos reunir os principais atores do sistema estadual de inovação”, comentou Alex Oliveira, diretor-presidente da Fapema. “Precisamos associar o conhecimento científico, transferir essa tecnologia produzida pelas universidades e colocar tudo à disposição da sociedade”, destacou Alex Oliveira.