Governo lança edital de apoio a pesquisas para o Sistema Único de Saúde

Governo lança edital de apoio a pesquisas para o Sistema Único de Saúde
abril 07 21:52 2016

0ppsuslancamento2Com o objetivo de apoiar projetos que promovam a formação e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Estado no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Maranhão lançou nesta quinta-feira, dia 07, no auditório da Fapema, o edital do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS).

A cerimônia de lançamento foi presidida pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, e contou com a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonathan Almada, do secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, e da diretora-científica da Fapema, Silvane Magali.

“Essa experiência do PPSUS é muito gratificante porque está ancorada em processos participativos de construção do edital. Com a ideia de se discutir prioridades de pesquisa com setores operadores do sistema de saúde como a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq] e a Fapema, aproximamos os pesquisadores daqueles que operam o sistema. Com essa aproximação nós encontramos um debate mais aprofundado, rico e benéfico às demandas da sociedade”, afirmou o diretor-presidente Alex Oliveira.

O edital está dividido em cinco eixos de pesquisa: Doenças negligenciadas e arboviroses; Doenças crônicas não transmissíveis; Saúde da Mulher; Saúde da Criança e do Adolescente; e Saúde da População Negra. Todas as linhas temáticas foram estabelecidas com base nos resultados da Oficina de Prioridades para a Edição do PPSUS 2015/2016, realizada em 11 de agosto de 2015.

“A ideia é aproximar a pesquisa da realidade. Pesquisar o que é prevalente. Porque quando pesquisamos o que é prevalente, o impacto aparece. A gente não vai conseguir mudar o Maranhão fazendo mais do mesmo. A gente tem que inovar! E o direcionamento da inovação se dá através da ciência. E a ciência é produto da pesquisa”, ressaltou o secretário Marcos Pacheco.  

“É uma marca do Governo do Estado do Maranhão trabalhar a integração das políticas públicas, trabalhar o planejamento dessas políticas públicas e o coletivo dos órgãos responsáveis pelas várias políticas de forma a encontrar convergências para que as soluções sejam mais objetivas. E que os problemas que nós temos hoje no Maranhão, nas diversas áreas, possam ser bem encaminhados e alcançar um resultado através desse trabalho coletivo”, comenta o secretário Jhonathan Almada.

O edital destinará R$ 1,2 milhão para o apoio de atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para o SUS. A iniciativa tem a parceria do Governo do Estado do Maranhão com o Ministério da Saúde e o CNPq. As inscrições no edital podem ser realizadas até o dia 16 de maio de 2016.

 

 

 

 

  Categorias: