Governo lança Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), apresentou o projeto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 (SNTC 2015) que será realizada de 19 a 25 de outubro, em todo o Maranhão. O lançamento do evento ocorreu no Convento das Mercês, nesta quinta-feira (23). A cerimônia foi marcada com a presença do delegado da Unesco para o Ano Internacional da Luz, o brasileiro e físico atômico molecular Vanderlei Bagnato, que fez a palestra de abertura. Não por acaso o tema da Semana este ano é “Luz, Ciência e Vida”.
O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovacão, Bira do Pindaré, fez o lançamento da SNTC. Ele explicou que o evento é previsto no calendário nacional desde 2004 e que a meta do governo Flávio Dino é reforçar a realização da SNTC no Maranhão. “O objetivo é popularizar a Semana com uma agenda que abranja todo o Maranhão, com uma programação descentralizada e montada pelas pessoas que querem realmente participar. É mostrar que a Ciência e a Tecnologia só têm sentido quando atuam no desenvolvimento e na inclusão social”, reforçou.
Para incentivar esse aspecto, este ano serão premiados professores e estudantes que desenvolverem propostas para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Maranhão, que possui 23 cidades entre as 100 com os menores índices do país.
Luz, Ciência e Vida
A escolha do tema “Luz, ciência e vida” para esta edição da SNCT se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.
O delegado brasileiro da Unesco para o Ano Internacional da Luz, o físico atômico molecular Vanderlei Bagnato, explicou que a temática leva em consideração a importância do Sol sobre o funcionamento do corpo humano. O físico, que também coordena a Agência de Inovação da Universidade de São Paulo (USP), defende a capacitação dos professores para que estes façam o manuseio de ferramentas mais eficientes para o ensino da Ciência. “A proposta feita pelos africanos também adverte que um bilhão de pessoas não têm energia elétrica. Então, seja elétrica, luminosa, mecânica, química, nuclear, nós precisamos aprender a interpretar a luz!”, disse.
As informações sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 podem ser acessadas no endereço http://secti.ip.tv/semanacti.
PensE!
Durante a cerimônia de lançamento da Semana de Ciência e Tecnologia, foi apresentado o Laboratório de Pensamento Estratégico. O ‘PensE’ foi criado a partir da necessidade de que os debates feitos em instituições de ensino e pesquisa ajudem na construção e no aperfeiçoamento de políticas públicas.
Palestras que variam entre 15 e 20 minutos estão disponíveis no canal Secti Maranhão, no youtube. As contribuições giram em torno de temáticas importantes como economia da cultura, saúde, segurança e sustentabilidade.