Governo promove reunião de secretários de Ciência e Tecnologia e entrega Kit Ciência nesta segunda (27)

Governo promove reunião de secretários de Ciência e Tecnologia e entrega Kit Ciência nesta segunda (27)
março 27 13:55 2017

rede-ciencia-maGoverno do Estado reúne nesta segunda-feira (27) secretários de Ciência e Tecnologia para tratar sobre uma maior participação dos municípios em programas e projetos para essa área e garantir a participação das prefeituras na Rede Ciência Maranhão, criada pelo governo com o objetivo de fortalecer competências locais, apoiar a elaboração de projetos e captação de recursos. As discussões vão acontecer durante a Oficina de Trabalho da Rede Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação organizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Durante o evento será feita a entrega de 25 kits Ciência, Tecnologia e Inovação aos secretários contendo um tablet, pen drive, caneta a laser e adaptador para computador.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, explicou que o objetivo da oficina é desenvolver um plano de trabalho para implementação da Agenda de Municipalização da Ciência e Tecnologia. “Mais um passo que damos no fortalecimento de ações locais que possam contribuir para a incorporação da ciência e tecnologia na pauta dos municípios. O cerne é fortalecer a Rede Ciência Maranhão que abrange as secretarias municipais e as instruções de ensino e pesquisa no setor produtivo”, disse o secretário.

A abertura da oficina será às 14h no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) – Rua Perdizes, nº 05, Quadra 37, Jardim Renascença. A programação se estende até as 19h. Durante esse período os secretários municipais, juntamente com a equipe da Secti irão construir uma agenda de trabalho 2017/2018, tendo por referência as propostas de Municipalização da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Maranhão.

Durante o evento, os secretários terão oportunidade de conhecer melhor os programas exitosos da Secti como o “Luminar: Caravana da Ciência”, que ano passado foi levando a 22 municípios maranhenses e beneficiou 16 mil jovens; o Aulão do Enem, que atingiu 65 municípios e 20 mil estudantes, e o Cidadão do Mundo, que tem oportunizado a estudantes egressos da rede pública participar de intercâmbio internacional com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado.

Municipalização da ciência

A proposta de Municipalização da Ciência e Tecnologia encaminhada pela Secti aos municípios é composta por nove itens. Entre eles está a criação de órgãos municipais de ciência, tecnologia e inovação, tais como secretarias municipais, coordenadorias ou assessorias especiais vinculadas diretamente ao gabinete da prefeitura, os quais integrarão o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As propostas incluem ainda a implantação do Programa de Educação, Ciência e Popularização da Ciência em, no mínimo, uma escola municipal a qual terá suporte técnico e pedagógico da Secti; apoiar a implantação de um Ponto do Saber, com espaço físico e internet com vistas à utilização de plataformas de educação à distância, biblioteca virtuais e serviços públicos on-line, estimulando a participação dos estudantes da rede municipal nas Olimpíadas do Conhecimento, reconhecendo o desempenho dos professores e estudantes por intermédio de premiações locais, bem como a criação de programa Pré-Universitário Municipal que apóie, prepare e estimule a juventude local a continuar seus estudos no ensino superior.

  Categorias: