Grupo Teatrodança lança livro com apoio da Fapema

Grupo Teatrodança lança livro com apoio da Fapema
maio 22 15:03 2015

0teatrodanca-fapemaO Grupo Teatrodança completa em 2015 três décadas de trabalho com produções artísticas e processos educativos no mercado maranhense. Iniciando as comemorações, o grupo lança no dia 26 de maio, às 19h, no Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, em São Luís, o livro “Vivendo Teatrodança, investigações de uma artista maranhense para crianças de qualquer idade”.

 

A obra da artista maranhense Júlia Emília é fruto do Edital de Publicação Literária da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAPEMA). “O livro custa R$ 20. Ele é um ensaio analítico que pretende demonstrar que as desilusões, mudanças, demandas, entusiasmos e modas do tempo não abateram a coletividade artística maranhense pela força de suas investigações”, explica a autora.

 

Fundado em São Luís, em 1985, o Grupo Teatrodança compartilha estas experimentações por meio de palavras para que se registre parte da história pioneira da dança e da cena maranhense. De acordo com a artista, a construção de dramaturgias do corpo explica a sobrevivência do Grupo Teatrodança. “Como um coletivo artístico consegue sobreviver por mais de três décadas em um mercado ainda emergente para as artes cênicas?”, indaga Júlia Emília.

 

Segunda a autora, no livro são apresentadas três investigações com fundamentações, depoimentos, fotos das apresentações das montagens e clipping sobre os processos. “Acredito, desde meus inícios de vida artística, que o texto escrito eterniza a cena. Quando escrevi estes textos dramatúrgicos não sabia se seriam montados, mas sabia que ficariam registrados para os futuros investigadores”, diz Júlia Emília.

 

O livro percorre a trajetória de uma artista inquieta em suas propostas cênicas. Ela explica que a paixão pela arte começou na infância em meio às brincadeiras com bonecas que ouviam histórias inventadas para elas ou eram personagens, inclusive com cenas atrás do sofá na sala da sua casa. “Contando histórias com o corpo, sejam para crianças ou para adultos, sigo vidas que se alternam em jovialidade e tonicidade, e que me fazem acreditar que vale a pena estar viva e atuante. De jeito que sou uma dançarina que escreve”, conta Júlia Emília.

 

O evento de lançamento do livro terá a participação especial do Grupo Teatrodança, em performance original sobre a nova montagem para debate com o público.

  Categorias: