CONFAP e Fundação Irlandesa de Ciência assinarão acordo de cooperação internacional

fevereiro 12 12:54 2015

O presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP, Sergio Gargioni, vai assinar um acordo com a Fundação Irlandesa de Ciência, na primeira Semana de Ciência Brasil-Irlanda. O evento acontecerá em Dublin, entre 23 e 25 de fevereiro. A partir desta assinatura, outras agências de fomento brasileiras poderão estabelecer parcerias com a Irlanda.

Durante a Semana de Ciência Brasil-Irlanda, a RBI (Research Brazil-Ireland) receberá mais de 80 pesquisadores seniores brasileiros, que se reunirão com pesquisadores irlandeses para promover a colaboração internacional. Brasil e Irlanda possuem comunidades científicas bem estabelecidas e respeitáveis no cenário global e estão cada vez mais focados em internacionalizar suas atividades em pesquisa.

O evento é uma oportunidade para aprofundar relações e identificar novas parcerias, relevantes em um cenário mundial que está em constante desenvolvimento, unindo pesquisadores, instituições de ensino superior, agências de fomento, representantes industriais e representantes políticos.

A RBI é uma iniciativa de cooperação estratégica que traz um consórcio de onze instituições irlandesas e centros de pesquisas para coordenar a aproximação nacional, promover a reputação científica e tecnológica da Irlanda no Brasil e mostrar os atrativos do país como parceiro internacional de pesquisa.

Mantida pela agência estatal de fomento Science Foundation Ireland, a RBI é coordenada pela Universidade da Cidade de Dublin e tem sede no Rio de Janeiro. O programa desenvolve pesquisa e vínculos educacionais nos dois países nas seguintes áreas: Tecnologia da Informação e Comunicação; Ciência Ambiental e Tecnologias; Materiais Avançados e Tecnologias; Biofarmacêutica, Biotecnologia e Saúde; Energia Sustentável e Produção Agrícola.

 

  Categorias: