Diretor-presidente da FAPEMA palestra no Seminário de Arquitetura da Faculdade Pitágoras

Diretor-presidente da FAPEMA palestra no Seminário de Arquitetura da Faculdade Pitágoras
junho 10 15:45 2015

0alexpalestraarquitetura

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira, proferiu na manhã desta quarta-feira (10) no Seminário de Arquitetura e a Cidade (SEMAC) da Faculdade Pitágoras, em São Luís, a palestra “A produção de conhecimento e Projeto na Cidade Contemporânea”.

Alex Oliveira falou sobre a relação da produção de projetos urbanísticos com a produção do conhecimento. “Neste caso, a produção do conhecimento está organizada de três formas: na elaboração do projeto quando você conceitua o que você quer, quando você estabelece diagnóstico do que existe e a quando você prefigura situações que ainda não foram pensadas”, explica o doutor em Urbanismo pela Universidade Paris Est.

Ele também explanou sobre o Equinox – Atelier Internacional de Criação Urbana, um projeto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que conta com o apoio da FAPEMA desde 2009.

O Equinox faz um intercâmbio entre os acadêmicos brasileiros, franceses e italianos das três universidades envolvidas no intuito de unir talentos para elaboração de projetos dedicados à inovação urbana. “Um dos principais objetivos da atividade é possibilitar o intercâmbio de métodos de diagnósticos urbanos integrados e de procedimentos científicos na criação de projetos urbanos estratégicos de longo prazo, entre os alunos”, explicou Alex Oliveira.

 Com o tema “Urbanismo e Patrimônio: um olhar para o futuro”, o SEMAC teve início nesta quarta-feira (10) e encerra sexta-feira (12).

 

 

  Categorias: