FAPEMA lança 39ª edição da Revista Inovação

Edição digital foi lançada em evento online pelo canal do Youtube da Fundação nesta sexta-feira (18) e está disponível no site da instituição em www.fapema.br

FAPEMA lança 39ª edição da Revista Inovação
setembro 18 18:52 2020

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) lançou, nesta sexta-feira (18), nova edição da Revista Inovação, periódico produzido pelo Núcleo de Difusão Científica (NDC) da instituição. A solenidade de lançamento, coordenada pelo diretor-presidente da Fundação, André Santos, aconteceu por meio do canal Youtube e reuniu pesquisadores de diferentes instituições de ensino que executaram os trabalhos que serviram como fonte para as matérias da edição 39º. A Revista Inovação é um dos produtos de divulgação científica e popularização da ciência da FAPEMA.

A nova edição contem 18 matérias jornalísticas sobre as pesquisas realizadas com apoio financeiro da FAPEMA, por meio dos editais, lançados entre 2014 e 2017, de Igualdade Racial, Inovação em Agricultura Familiar, Igualdade de Gênero, Bolsa de Estímulo à Produtividade, Neiva Moreira de Livros, Universal e Apoio a Cooperação Internacional.

Durante o lançamento, André Santos afirmou que o governador Flávio Dino tem feito um esforço muito grande no sentido de continuar investindo no fomento a projetos nas áreas da ciência, tecnologia e inovação e de qualificação dos pesquisadores maranhense com bolsas de mestrado e doutorado em cursos no país e fora do Brasil. Ele ressaltou, ainda, a importância da Revista Inovação na divulgação dos trabalhos que são produzidos pelos pesquisadores nas mais diferentes áreas do conhecimento. “A revista Inovação é uma forma de disseminar o conhecimento. É uma resposta à sociedade daquilo que a FAPEMA incentiva, seja em forma de bolsas ou auxílios, que apresentamos por meio das matérias jornalísticas. É uma forma de popularização da ciência muito objetiva e, agora, da forma digital, possibilita maior acesso”, disse o presidente.

Reforçando a fala do presidente, o diretor Científico da FAPEMA, João Batista Bottentuit Junior, enfatizou que a revista tem como missão divulgar a ciência maranhense e, assim como nas demais edições, a nova edição aborda importantes temas. “Este é um veículo de extrema relevância e importância porque é um espaço de divulgação cientifica produzido por esses pesquisadores e por estar em formado digital facilita o acesso a todos. Convido a todos os pesquisadores para que possam explorar as páginas da revista, que agora é em formato digital e valorizem os trabalhos de nossos pesquisadores”, disse.

A 39a edição da Revista Inovação tem capa da fotógrafa e antropóloga belga Cristine Leidgens, que conviveu por seis anos com comunidade do Quilombo Frechal, no Município de Mirinzal. A foto detém uma representação simbólica significativa por retratar o cotidiano das comunidades negras na zona rural do Brasil e do Maranhão e de sua luta pelo reconhecimento do seu direito à terra, à identidade e a autonomia cultural.

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Nivaldo Costa Muniz, destacou que a revista é um importante instrumento não somente de divulgação científica, mas também onde o Governo do Estado pode apresentar o resultado das pesquisas que são financiadas pela Fundação. “Cada uma dessas revistas tem uma história e existe uma grande expectativa em seu lançamento e uma grande receptividade também. É uma edição feita com muito carinho e que tem como destaque temáticas importantes como a deste número que pode ser observado já na capa com essa bonita foto”, observou Nivaldo Muniz.

RECONHECIMENTO E AGRADECIMENTO

Os pesquisadores presentes no evento foram unânimes em destacar a importância dos financiamentos do Governo do Estado, por meio da FAPEMA, para a pesquisa no Maranhão. Em seus pronunciamentos a palavra “agradecimento” foi usada por todos durante o evento.

Representaram todos os pesquisadores com trabalho divulgados na revista a professora doutora em biodiversidade e biotecnologia pela Rede Bionorte/Universidade Federal do Amazonas, Georgiana Eurides de Carvalho Marques, docente do IFMA; a professora doutoranda em literatura e práticas sociais da Universidade de Brasília, Cláudia Letícia Gonçalves Moraes, docente da UFMA; a professora doutora em saúde pública pela Universidade Internacional Três Fronteiras, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, docente da UEMA, e o professor pós-doutorado em antropologia junto à Universidade de Brasília, Adalberto Luiz Rizzo de Oliveira docente da UFMA.

Durante o evento, foi feita uma homenagem ao professor e médico quilombola Luiz Alves Ferreira, falecido em março deste ano. Para fazer a homenagem foi convidado a se pronunciar o professor doutor em ciências sociais e política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sílvio Sérgio Ferreira Pinheiro, da Escola de Saúde Pública do Maranhão. O professor Sílvio cedeu à Revista Inovação trechos de sua entrevista com o professor Luizão, em 2016, utilizada como fonte para a sua tese de doutorado.

Confira e faça download  da 39ª edição da Revista Inovação completa AQUI!

 

Texto: Elizete Silva – Núcleo de Difusão Científica da FAPEMA (NDC)

  Categorias: