Livro sobre o ensino feminino no Maranhão é lançado na 65ª SBPC, em Pernambuco

Livro sobre o ensino feminino no Maranhão é lançado na 65ª SBPC, em Pernambuco
julho 26 21:35 2013

DSC 2394

A pesquisadora maranhense Maria José Lobato lançou, na tarde desta sexta-feira (26) seu livro “Educação Feminina na Casa de Recolhimento do Maranhão: o redefinir de uma instituição” no stand da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA. O lançamento fez parte da programação da Fundação na 65ª Reunião da SBPC, em Recife.

O livro conta a trajetória do Recolhimento de N. Sra. da Anunciação e Remédios, instituição de ensino destinada à educação de mulheres. Sob a administração de freiras,  o recolhimento oferecia à suas internas, além do ensino da língua e gramática, aprendizado em costura e bordados, criação de hóstias, bolos seco e em calda e flores artificiais de pena, pano e papel, além de dotes.

Durante toda a semana o stand da FAPEMA sediou o lançamento de livros de pesquisadores/escritores maranhenses, publicados por meio do edital Apub, que tem como fim destinar recursos à publicação de livros, revistas e material eletrônico de cunho científico.
Na terça-feira ocorreu também o lançamento da terceira edição do livro da FAPEMA,“Pesquisadores do Maranhão”, um compêndio com todas as pesquisas apoiadas pela Fundação entre os anos de 2011 a 2013.

Conduzido pela presidente da Fundação, Rosane Guerra, o lançamento contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SECTEC), José Costa que destacou a participação do governo na SBPC e disse que este é um espaço importante para novos contatos, para conhecer projetos da outras instituições e mostrar o que é produzido no Maranhão. “É isto que estamos fazendo aqui com o lançamento de livros, apresentação de material de divulgação das ações na área de CT&I e também em outras áreas como turismo, cultura e indústria e comércio; além do apoio do governo, por meio da FAPEMA, a alunos que estão participando do evento”, disse o secretário.

“O lançamento de livros já faz parte da programação da FAPEMA na SBPC. No caso do livro Pesquisadores do Maranhão temos lançado todos os anos e escolhemos a SBPC para fazermos isso. Este ano estamos trazendo também pesquisadores apoiados através do APUB para lançarem seus trabalhos”, contou a presidente da FAPEMA Rosane Guerra.

Confira a programação:

Terça-feira: Livro “Pesquisadores do Maranhão”, da FAPEMA, e “Experimentos Fáceis de Física”, de Fábio Sales;

Quarta-feira: Revistas “Aprender Química” e “Puzzle Químico”, de Marcelo Moizinho;

Quinta-feira: Livro “Matas Ciliares”, de Cláudio Urbano

Sexta-feira: “Educação Feminina na Casa de Recolhimento do Maranhão: o redefinir de uma instituição”

  Categorias: