Prêmio FAPEMA: Lançada enquete para escolha do tema de 2014

Prêmio FAPEMA: Lançada enquete para escolha do tema de 2014
março 12 18:54 2014

premio 2014 siteA Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA acaba de divulgou em seu portal a enquete para escolha do tema do Prêmio FAPEMA 2014.

Não deixe de votar na nova enquete. Queremos saber qual a sua escolha para o tema deste ano a ser abordado no Prêmio FAPEMA.

Promoção da saúde, combate a pobreza, uso de novas formas de energia e a proteção ao meio ambiente são alguns dos assuntos que permeiam os temas em votação este ano. A enquete ficará disponível até o dia 18 de abril.

Confira detalhadamente cada tema:

– A nanobiotecnologia e o emprego de novas vacinas na melhoria da saúde: o século XXI vem trazendo muitas mudanças quanto à descoberta de novos tratamentos para doenças antes consideradas sem solução. O uso da nanobiotecnologia registra avanços notáveis, bem como a adoção de novas vacinas. No Brasil, por exemplo, meninas entre 9 e 13 anos estão sendo imunizadas, gratuitamente pelo Governo Federal, contra o papiloma vírus, o HPV. Já o uso da nanobiotecnoliga promete revolucionar o tratamento de doenças como câncer, Parkinson e Alzheimer. O tema foi abordado em 2013 na revista Nanomedicine, uma importante publicação na área.

– Energias Alternativas: O desafio do uso de energias limpas e de grande desempenho: A produção de energia para consumo humano é um dos fatores que mais acarreta danos ao meio ambiente, falando em energias convencionais, como o petróleo. A demanda por energia, por sua vez, está cada vez maior e as fontes mais esgotadas. Dessa forma, estudos creditam às novas formas de produção e armazenamento, como painéis solares e baterias maior vida útil, uma revolução nos modos de vida tão impactante quanto o foi o petróleo e gás.

– Economia Verde: combatendo a fome e protegendo o ecossistema – Segundo a ONU, uma em cada oito pessoas ainda passa fome no mundo. Entretanto as áreas disponíveis para plantio disputam espaço com as áreas de mata selgavem, tão importantes para o equilíbrio da vida na Terra. Aliar novas formas de manejo na agricultura, menos impactantes ao ambiente, mas que possibilitem um maior aproveitamento e distribuição de alimentos parece ser uma tarefa nada fácil, mas não impossível.

– Ensino a Distância: quebrando barreiras e promovendo educação – Compreendendo desde ofertas para os anos de conclusão da escola básica até cursos de extensão universitária, o ensino a distância é hoje uma das formas mais utilizadas para vencer o analfabetismo e mesmo dar continuidade aos estudos paralelamente à carreira profissional. Mas para isso, é necessário, ainda hoje, vencer algumas barreiras, como a preterição em relação aos estudos presenciais.

– Novos perfis profissionais para redução da pobreza extrema – Deixar o casulo de perfis profissionais engessados ao longo do tempo, cujo único foco é, quando não a obtenção de lucro, mas o sucesso na carreira, para dar vazão a iniciativas que ajudem a reduzir os índices da pobreza extrema. Para a UNESCO, “alguns bens e benefícios são de grande utilidade na luta para erradicar a pobreza, em particular o conhecimento de direitos humanos básicos, no reforço da sociedade civil, nas transformações institucionais, na transparência política, no apoio à educação, na sensibilização em questões de saúde pública e no acesso a meios de sobrevivência sustentáveis”.

Para escolher um desses temas basta clicar na opção correspondente a sua escolha, disponível no Portal FAPEMA ou acesse  clicando aqui. Após a divulgação do resultado, será apresentada a identidade visual do Prêmio FAPEMA 2014 e o edital para inscrição de projetos.

  Categorias: