Projeto apoiado pela Fapema comemora 10 anos e percorre a rota da Balaiada

Projeto apoiado pela Fapema comemora 10 anos e percorre a rota da Balaiada
setembro 28 03:00 2015

balaios

O espetáculo de rua “A Carroça é Nossa”, comemora 10 anos em 2015 e tem levado as artes cênicas pra diversas cidades do Maranhão, contribuindo assim para o acesso da população às produções teatrais com estética de rua. O projeto do Grupo Xama Teatro, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – Fapema, já ganhou, inclusive, o prêmio de circulação da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão e em 2012, recebeu o Prêmio Artes na Rua, da FUNARTE.

Na comemoração dos seus 10 anos, o grupo tem apresentado o espetáculo A Carroça na Rota dos Balaios , que conta a história de Pedoca, que sonha com uma linda carroça que vai levando-o até onde estão seus sonhos. Um dia, após ser demitido do melhor emprego de sua vida, ele encontra uma carroça igualzinha a que sonhou! Então, decide conduzi-la pelo mundo puxando a carroça a fim de decifrar o enigma que a acompanha e de achar um burro que pudesse puxá-la, para assim, conquistar seus sonhos.

O objetivo do projeto A Carroça na Rota dos Balaios é realizar a circulação do espetáculo de rua “A Carroça é Nossa”, seguindo o percurso da Balaiada no estado do Maranhão. Ao todo serão vinte apresentações: dez em área urbana e dez em área rural. O projeto já passou por São Luís, Icatu, Itapecuru Mirim, Vargem Grande, Nina Rodrigues, Chapadinha, Urbano Santos, Anapurus, Brejo e Caxias.

Centrado na performance dos atores brincantes, na interação com o público e na transformação do espaço cênico, o espetáculo “A Carroça é Nossa”, busca contribuir para a difusão da produção teatral no país, valorizar a cultura popular nordestina e maranhense e estabelecer diálogos entre as regiões nordeste e sudeste do país, tão extensa em proporções geográficas, sociais e culturais. 

 

  Categorias: