Projeto “Arquitetura no Cinema” tem apoio da FAPEMA

Projeto “Arquitetura no Cinema” tem apoio da FAPEMA
abril 18 20:50 2011

Imagem0321Aconteceu  no último dia 11, na sala de multimídia do Curso de Arquitetura da UEMA,   a 4ª sessão de cinema promovida pelo projeto de extensão intitulado “Arquitetura no Cinema”, realizado pelas bolsistas e alunas do curso, Louise Uchôa e Karine Rodrigues, sob orientação da Profª Grete Pflueger. O projeto tem por objetivo analisar filmes sobre cidades, arte e arquitetura adaptadas para a linguagem do cinema, na perspectiva de um debate de ideias, com vistas a promover o exercício crítico da comunidade acadêmica da UEMA. O projeto recbe apoio da FAPEMA, por meio do edital Bolsas de Extensão.

Na ocasião, foram apresentados dois filmes editados – “Paris, eu te amo” e “Nova York, eu te amo”. A sessão contou com a presença de 27 alunos e cinco professores de Arquitetura: Ricardo Perez, Frederico Burnett, Grete Pflueger, Erico Junqueira e Hermes da Fonseca.

Após a exibição dos filmes, houve um debate proposto pelas bolsistas, com ênfase nos temas: Mobilidade urbana de NY e Paris em comparação à de São Luís; O que foi feito para que essas duas cidades chegassem ao desenho urbano e mobilidade urbana funcionais e eficientes e quais são as barreiras que existem em São Luís para que se alcance esse patamar; A qualidade e apropriação dos espaços urbanos, principalmente de ruas, praças e parques; A diversidade cultural, social e econômica presentes nas metrópoles e como elas interagem no espaço urbano.

Os alunos presentes puderam discutir, apresentar ideias e ouvir as opiniões dos professores quanto à mobilidade, transporte público e outros assuntos que permearam o debate. Além de discutirem as cidades apresentadas nos filmes, os estudantes traçaram um paralelo entre elas e a cidade de São Luís.

Sobre o BEX – O edital do Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão – BEX está aberto na página da FAPEMA e a data limite para submissão das propostas vai até 27/05. O BEX promove  o  envolvimento  e  a  cooperação  de    servidores/alunos  em atividades  de  extensão,  favorecendo  a  integração  entre  a Universidade e a sociedade, oportunizando maior democratização do saber, e fortalecendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

  Categorias: