Realizada nesta segunda-feira a cerimônia de abertura da SNCT 2013

Realizada nesta segunda-feira a cerimônia de abertura da SNCT 2013
outubro 21 22:32 2013

DSC 3048Com a proposta de mobilizar jovens, pesquisadores, professores e a sociedade em geral em torno do tema “Ciência, Saúde e Esporte”, foi aberta no final da tarde desta segunda-feira (21) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a IV Mostra Científica do Maranhão. A cerimônia de abertura foi presidida pelo secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, representando a governadora Roseana Sarney, e a diretora Cientifica da FAPEMA, Cláudia Coelho.

Entre as autoridades presentes no evento estiveram reitores, pro-reitores, secretários de estado, deputados, entre eles a deputada Francisca Primo, representando a Assembleia Legislativa e a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aqui no Maranhão é um sucesso. Em 2012 tivemos um crescimento fantástico em número de atividades e de participantes o que nos garantiu o primeiro lugar entre os estados do Nordeste em número de atividades e o quinto do Brasil”, observou o secretário José Costa. “Este ano queremos superar esses números e para isso o governo do estado não mediu esforços. A governadora Roseana Sarney continua interessada em ver o sucesso deste trabalho com a juventude inserida no projeto de ciência e tecnologia que temos para o Maranhão”, completou José Costa.

A programação, aberta ao público, inclui palestras, mini-cursos, apresentação de pôsteres, protótipos e seções do planetário onde os participantes têm contato lúdico com inúmeras informações e conceito de Astronomia e ciência em geral. A novidade da programação deste ano é a exposição Semente de Digital, um projeto de Educação Patrimonial com o objetivo de sensibilizar os moradores de São Luís para a importância da preservação dos casarões históricos da cidade, procurando fazer isso através de experimentos interativos, formação de redes e registro em vídeos e fotos. DSC 3063

“Este é um evento importante pois é uma oportunidade de mostrar a toda a sociedade a produção maranhense na área de ciência, tecnologia e inovação. Toada a sociedade está convidada a participar das atividades que são gratuitas e contemplam pessoas de todas as idades”, disse a diretora Científica da FAPEMA, Cláudia Coelho.

A secretária de Cultura, Olga Simão, destacou que a SNCT é um grande evento que mobiliza várias secretarias que trazem para a semana todas as inovações tecnologias do Maranhão. A programação cultural do evento, que inclui apresentações de bumba boi e de bandas de musica é resultado de parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Segurança.

O reitor em exercício da UFMA, Antônio Oliveira, destacou que a universidade tem uma participação efetiva da semana, deste sua primeira edição e que agora, com o apoio do governo do Estado, por meio da FAPEMA, o evento tem crescido. “O evento praticamente se tornou em um evento de todas as instituições de ensino e de várias outras que estão neste momento apresentando seus trabalhos nos estandes montado na semana”, destacou.

Já o reitor da UEMA, José Augusto, disse que a SNCT dará evidência ao Maranhão de quanto a sua gente e instituições estão comprometidas nesta causa em prol do bem comum, do desenvolvimento do estado. “Que ao final dela estejamos melhores com a troca de experiência e conhecimento que esse espaço vai propiciar”.

A programação da SNCT MA e da IV Mostra Científica do Maranhão vai até o sábado, com palestras, oficinas, minicursos e apresentações culturais, das 08:00h às 20:00h no esracionamento do São Luís Shopping

  Categorias: