Inovação Tecnológica é tema de workshops

Inovação Tecnológica é tema de workshops
setembro 28 19:55 2009

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico dDSC03507siteo Maranhão (Fapema), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA), encerrou na última semana uma série de workshops no interior do Maranhão com o objetivo de sensibilizar as micro e pequenas empresas sobre a importância de inovar.

Durante o evento empresários maranhenses foram alertados para a necessidade de proteção de suas marcas e inventos e da importância da inovação em seus negócios, como fator estratégico na criação de oportunidades de crescimento.

O evento, que foi realizado nos municípios de Pinheiro, Santa Inês, Porto Franco, Imperatriz, Balsas e Caxias, teve a participação de 350 pessoas, entre gestores de empresas de todos os setores, além de estudantes de graduação e pós-graduação, professores e gestores de instituições de ensino superior e médio.

DSC03496siteA programação incluiu palestras sobre “Como a Pequena Empresa pode Lucrar com a Inovação”  e sobre “Propriedade Intelectual”. As palestras foram ministradas pelo consultor do Sebrae, Valdinar Santos e Silva e pela assessora de Propriedade Intelectual da Coordenação de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, Adeyane Santos Sousa. “Em todos os municípios a receptividade foi muito boa, mostrando o interesse dos empresários pelo tema”, conta Adeyane.

A inovação ainda é um assunto pouco conhecido no meio empresarial. Alguns ainda a atrelam à questão puramente tecnológica, o que não é verdade. A inovação, segundo explica Valdinar, se dá de diversos tipos em todos os setores da economia.

Muitas empresas desconhecem também que existe forma de proteger as suas criações e invenções. “A propriedade intelectual é um instrumento essencial na difusão do conhecimento e para sua transformação em benefícios sociais. Constitui também excelente meio para aproximar universidade e empresa, beneficiando ambas as partes e favorecendo o avanço tecnológico”, observou Adeyane.

 

  Categorias: