Instituições e empresas divulgam suas atividades na SNCT

Instituições e empresas divulgam suas atividades na SNCT
outubro 18 20:35 2011

001

Quase 40 instituições de ensino, secretarias e empresas estão com estandes montados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), onde divulgam atividades científicas e orientam os visitantes sobre serviços e áreas do conhecimento.

Um dos estandes mais visitados durante o primeiro dia do evento (18) foi o do Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA). Os visitantes podem conhecer o trabalho de lançamento de foguetes espaciais que o CLA realiza há 28 anos, com os fins de aperfeiçoar os membros da corporação e testar os equipamentos fabricados por empresas brasileiras.

O lançamento de foguetes espaciais tem grande interesse acadêmico, permitindo experimentos com uso de carga útil em microgavidade. O Tenente Tarcísio, do CLA, informa que o órgão já chegou a lançar diversos VLS´s (Veículo Lançador de Satélite), atividade que está atualmente paralisada e deve ser em breve retomada, favorecida pela posição geográfica da cidade de Alcântara em relação à linha do Equador. “O lançamento de VLS pode trazer renda para o nosso país, pois os satélites de outros países serão lançados daqui com uma economia de 30% em relação aos outros lançadores”, destaca.

Estandes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) também mostram trabalhos e pesquisas de alunos em diversas áreas do conhecimento. Em um deles, graduandos do curso de Química demonstram as vantagens do processamento e utilização do Biodíesel, combustível extraido de óleos de origem vegetal ou sebo animal, que não agride o meio ambiente, e tem menor custo que os combustíveis de origem fóssil (petróleo). “A produção do biodíesel, além de muitas vantagens, pode estimular a produção rural e baixar o êxodo rural”, adverte a aluna Rita de Cássia (Química).

Os estudantes ainda utilizam materiais químicos para demonstrar e explicar a produção de substâncias como o “Sangue-do-Diabo”, líquido de coloração vermelha que, quando despejado sobre uma superfíce branca, lentamente desaparece; e “Sopro Mágico”, mistura de elementos que toma uma coloração azul e muda para as cores verde e amarelo quando soprados por alguém.

Estudantes do curso de Gestão Ambiental da Faculdade Santa Teresinha (Cest), estão advertindo os visitantes sobre os maus hábitos que podem danificar o meio ambiente e a biodiversidade, como os relativos à água, aos biomas e ao lixo. Para isso, eles realizam brincadeiras com algumas perguntas para os visitantes, que recebem plantas ornamentais como brindes pelas melhores respostas.

Já os alunos do curso de Nutrição do Uniceuma prepararam uma séries de orientações acerca dos hábitos alimentares e as maneiras de alcançar uma alimentação saudável. Para isso, utilizam a “pirâmide alimentar”, que funciona como um guia sobre a moderação, proporcionalidade e variedade corretas de consumir os alimentos; o “álbum seriado”, que mostra os dez passos para uma alimentação saudável; além de questionários alimentares e aferição da circunferência da cintura e os riscos de doenças cardiovasculares que pode indicar.

O evento tem ainda como parceiros, além de secretarias de Estado, o Corpo de Bombeiros; UEMA; IFMA; Faculdade São Luís; Faculdade Pitágoras; Instituto Florence; Colun; Centro de Pesquisa em História Natural e Arquelogia; além das empresas Vale; Alumar; SEBRAE; Eletronorte; Canopus; Danistur; Vitral; São Luís Shopping; Centro Elétrico e Laboratório Gema Galganni.

A exposição nos estandes acontece de 10h às 20h, durante a SNCT, até o próximo sábado (22), no estacionamento do São Luís Shopping, e é aberta ao público. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), e tem o objetivo de levar até a comunidade o conhecimento científico que é gerado nas instituições de ensino, através de oficinas, palestras, mini-cursos, além de ferramentas tecnológicas e interativas, como um cubo mágico e um planetário inflável.

  Categorias: