Joaquim Haickel toma posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

Joaquim Haickel toma posse no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão
setembro 14 13:38 2011

Telma-Bonifcio-e-Joaquim-HNesta terça-feira (13), tomou posse da cadeira nº47, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), o cineasta, escritor, ativista cultural e membro da Academia Maranhense de Letras, Joaquim Haickel. A solenidade aconteceu no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Na ocasião, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) foi representada por Ana Rita Neves Moreira, assessora jurídica da Fundação, que ressaltou a relevância da homenagem. “A FAPEMA vem prestigiar a posse de Joaquim Haickel na IHGM, reconhecendo sua importância para o estado”.

Haickel, que atualmente atua como Secretário de Estado de Esporte e Lazer, recebeu a homenagem pela sua luta em prol da cultura maranhense durante os 28 anos em que foi parlamentar. Segundo Telma Bonifácio, presidente do IHGM, a chegada do imortal no Instituto só vai contribuir com o processo de divulgação das informações históricas e geográficas do Maranhão. “Aqui estão congregados intelectuais, profissionais liberais, políticos, pessoas da sociedade que objetivam produzir um conhecimento que represente a cultura do nosso estado. A entrada de Joaquim Haickel vem somar conosco nessa importância, já que ele estará trazendo mais esse conjunto de saberes para a nossa comunidade”, afirmou.

O próprio Joaquim Haickel escolheu a cadeira que ocupará a partir de agora. Joaquim-HaickelA posição é patroneada pelo tio, Joaquim Maria Serra Sobrinho. “Estou muito honrado de ter sido convidado. Talvez o que eu tenha feito para merecer tal homenagem foi passado a vida inteira no poder legislatvo lutando pelas coisas verdadeiras do Maranhão, a história, as tradições, a cultura. Estou aqui para trabalhar pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão como sempre trabalhei em todas as entidades das quais participei. Quero fazer parte do grupo de pessoas que primam pelo estudo e difusão da geografia e da história do estado”, disse, emocionado.

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão possui 60 cadeiras e completa 86 anos de existência em novembro deste ano.

  Categorias: