Maranhão sedia o III Encontro Nacional da Juventude Indígena pela primeira vez

III Encontro Nacional de Juventude Indígena.site
Por Ivanildo Santos 14 de novembro de 2016

III Encontro Nacional de Juventude Indígena.siteNos dias 14 e 15 de novembro, a Comissão Nacional de Juventude Indígena (CNJI), vinculada à Organização das Nações Unidas, a Rede de Juventude Indígena (REJUIN) e o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular e Extraordinária da Juventude, realizam o III Encontro Nacional de Juventude Indígena, no Centro Social dos Servidores Públicos do Estado.

É a primeira vez que o Maranhão recebe o encontro que vai reunir 11 etnias e 16 terras indígenas do Maranhão, além de jovens de todo o Brasil. O foco do evento é discutir a formação política da juventude indígena, para fortalecer o empoderamento das novas gerações na defesa dos direitos humanos e na diversidade de povos indígenas.

O encontro retoma o debate iniciado na segunda edição do evento, destacando os avanços e desafios na articulação da juventude nos espaços de tomada de decisão; a ampliação da rede de mobilização; e os participantes elegem também os novos membros da delegação do CNJI, responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas para este segmento.