Matemática e inclusão digital através de jogos eletrônicos moderniza o ensino nas salas de EJA

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Por Ivanildo Santos 7 de agosto de 2014

matemc3a1ticaNa busca de uma abordagem mais atraente e inovadora que permita aos alunos aprenderem matemática e iniciar seu processo de Inclusão Digital é que o professor Luís Fernando Maia Santos está desenvolvendo o projeto “A Informática como Ferramenta para o Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos”.

A pesquisa, desenvolvida no Instituto Federal do Maranhão- campus Caxias, tem o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA por meio do edital Prociência.

O professor conta que o trabalho surgiu a partir de relatos periódicos dos professores de informática e matemática sobre as dificuldades iniciais de aprendizado deste público, em especial.

Daí a necessidade e a importância de se desenvolver uma abordagem que estimule e envolva o aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) durante o ensino destas duas disciplinas e de realizar um estudo de caso capaz de constatar e registrar o máximo de informações possíveis relativas a esta nova abordagem, disponibilizando assim uma importante fonte de informação a respeito da área.

O projeto foi iniciado com uma pesquisa que consistia em avaliar a experiência dos alunos na área de informática e as dificuldades em disciplinas de matemática logo no início das aulas.

“Como imaginávamos, muitos consideram possuir grandes dificuldades. Em parte devido ao longo tempo sem estudar e também devido à falta de conhecimentos prévios, no caso da Informática”, conta o professor.

A pesquisa foi feita em uma turma de Técnico em Vendas. No momento, segundo Luís Maia, está sendo finalizado o desenvolvimento de aplicações (pequenos jogos) que estimulem o raciocínio lógico, os conhecimentos básicos de matemática e ao mesmo tempo procure iniciar, de maneira amigável, o contato destes alunos com os computadores.

“A Matemática é uma das disciplinas do ensino básico que, indiscutivelmente, está presente em todos os lugares e se faz necessária durante toda a vida escolar e profissional” observa o professor.

“Contudo sabe-se que o ensino de Matemática é considerado um grande obstáculo para boa parte dos alunos, principalmente os alunos da EJA, que muitas vezes regressam à escola após vários anos sem contanto com o ambiente e atividades escolares” comenta Maia.

Ele destaca ainda que uma das questões que envolvem o ensino de Informática na EJA é quanto ao processo de inclusão digital, pois a grande maioria dos estudantes desta modalidade possuem muito pouco ou nenhuma experiência com computadores.

“Dentro deste contexto devemos analisar qual a melhor abordagem a ser utilizada para incluir digitalmente estes alunos, lembrando ainda que a partir das informações recebidas pela informática, eles podem se tornar habilitados a produzir novos conhecimentos de forma crítica e consciente”, finaliza.