MINISTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INAUGURA REDE DE GESTÃO INTEGRADA

MINISTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INAUGURA REDE DE GESTÃO INTEGRADA
dezembro 05 13:07 2012

MINISTRO_002_redO ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, inaugurou, na tarde de terça-feira (04), em Brasília, a Rede de Gestão Integrada e Inovação durante o Fórum de Secretários de Estado de Ciência e Tecnologia de todo o país. A inauguração se deu por meio de uma videoconferência e contou com a participação de todos os presidentes de fundações e de secretários de Ciência e Tecnologia. No Maranhão a videoconferência foi acompanhada na sede da Univima pela secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra e pelo Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Antonio Luiz Amaral Pereira, que estavam acompanhados de assessores. 

A iniciativa de formação da rede foi do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I-Consecti e Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pequisa-Confap e tem como objetivo mobilizar a infraestrutura das secretarias estaduais e das fundações de amparo à pesquisa por meio da criação de uma rede de videoconferência em âmbito estadual.

Raupp falou do interesse em escutar os secretários de estado, onde o governo federal deverá financiar a construção de uma política regionalizada de ciência e tecnologia baseada na realidade de cada local.  “Esse momento é importante como símbolo de uma política de que estamos fazendo em conjunção com as secretarias visando implantar uma política de estado de ciência e tecnologia”, declarou Raupp.

Em São Luis, na plataforma do estúdio da Universidade Virtual do Estado do Maranhão-UNIVIMA, o Fórum foi presidido pela secretária Rosane Nassar Meireles Guerra. Participaram ainda o secretário adjunto da Sectec, Osvaldo Saavedra; secretário adjunto da Univima, José Torres; Pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, Porfírio Guerra; Diretor de Ciências Sociais Aplicadas da UEMA, José Antonio Ribeiro; representante do mestrado veterinária da UEMA, Ricardo de Macêdo Chaves; coordenadora pós-graduação da UEMA, Cristiane Pestana; Diretora científica da FAPEMA, Rita Seabra e assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da FAPEMA, Márcia Maciel.

“Gostaria de parabenizar a iniciativa em prol da integração nacional no que tange a pesquisa, ciência e tecnologia”, avaliou Rosane Guerra, secretária da Sectec. As secretarias foram conectadas às redes metropolitanas locais treinadas pela Escola Superior de Redes para operar um sistema moderno e avançado.

A rede de gestão pode apoiar projetos de fomento a universalização do acesso à internet e de busca por soluções alternativas com base em dispositivos que possam estimular novas tecnologias no país. Para o presidente da Fapema, Antonio Luiz, a Rede é um grande passo para construção de estratégias e integração entre as secretarias. “È uma ferramenta de importante que auxilia a todos no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação”, observou.

Segundo o diretor geral da Rede Nacional de Pesquisa, Nelson Simões, a ciência e tecnologia convergem e mostra a possibilidade de trabalhar o intercâmbio a distância. “O que podemos fazer agora vai depender de nossa capacidade de elaborar projetos em conjunto”, disse.

O presidente do Consecti, Odenildo Sena, concluiu que a Rede vai trazer o avanço para ciência, tecnologia e inovação para todos os estados. “Estou muito alegre com o que vejo acontecer aqui diante de mim. È a descoberta de um filão na parceria com a ciência, tecnologia e informação entre os estados”, finalizou.FOTO_MNISTRO_2_red

Todos os secretários também comungaram da satisfação em ter disponibilizado um instrumento poderoso para desenvolvimento do país. Na conferência participaram os estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul.

  Categorias: