Ministro debate acordos científicos e tecnológicos nos Estados Unidos

Ministro debate acordos científicos e tecnológicos nos Estados Unidos
novembro 19 13:57 2009

A revisão de diversos acordos científicos e tecnológicos entre o Brasil e os Estados Unidos e que estão em andamento e o estabelecimento de novos convênios são temas da agenda que o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, cumpre hoje (19) e amanhã (20) em Washington (EUA).

Acompanhado de delegação de dirigentes do setor de ciência e tecnologia do Brasil, ele também participa da 2ª. Reunião da Comissão Mista de Cooperação Científica e Tecnológica Brasil-Estados Unidos na  sexta-feira. brasil-usa

O objetivo da visita é reforçar os vínculos de cooperação entre os dois países em pesquisa, desenvolvimento e inovação, no contexto do Acordo relativo à Cooperação em Ciência e Tecnologia, firmada em Brasília, em fevereiro de 1984, e renovado e modificado por Protocolo de Emenda e Prorrogação, firmado em Brasília, em março de 1994.

Hoje (19), Rezende visita o National Institute for Standards and Technology (Nist), em Gaithersburg, Maryland . Acompanhado pelo diretor interino da instituição, Patrick Gallager, ele visita os laboratórios de Ciência e Tecnologia em Química, onde conhecerá as atividades em biocombustíveis, o de Materiais Magnéticos, e o Centro para Ciência e Tecnologia em Nanoescala.

Entre os temas em pauta para a reunião de amanhã (20), constam cooperação em ciências básicas e inovação, em tecnologia agrícola e biotecnologia, em observação da Terra e mudança do clima, em energias renováveis (biocombustíveis), em saúde pública e cooperação educacional, em metrologia e em aeronáutica e espaço exterior.

Na oportunidade deve ser firmado Memorando de Entendimento entre a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes) e os National Institutes of Health (NIH), sobre intercâmbio de pesquisadores e cooperação educacional. O Nist e o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) também firmarão Memorando de Entendimento para cooperação em intercâmbio científico e tecnológico.

Integram a comitiva brasileira entre outros dirigentes os secretários de Política e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, Luiz Antonio Barreto de Castro, e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Ronaldo Mota, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Jorge Guimarães, presidente da Capes; Carlos Ganem, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT); Lucia Melo, presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT) e Luis Manuel Fernandes, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT).

  Categorias: