Ministros do Brasil e Polônia avaliam ações em ciência e tecnologia

Ministros do Brasil e Polônia avaliam ações em ciência e tecnologia
agosto 06 12:02 2009

Os governos do Brasil e Polônia estudam estabelecer um acordo internacional de cooperação científica e tecnológica nas áreas de energias renováveis, pesquisa agrícola, tecnologias da informação e comunicação, nanotecnologia e novos materiais, além de biotecnologia, meio ambiente e ciências sociais.

Ontem (5), em Brasília (DF), o ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende, recebeu a ministra da Ciência e do Ensino Superior da República da Polônia, Barbara Kudrycka. Rezende apresentou à ministra a forma de organização do MCT e o trabalho de alguns institutos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Ministros_CT_do_Brasil_e_Polonia

O ministro destacou a evolução na formação de recursos humanos e lembrou que somente o CNPq financia hoje mais de 60 mil bolsistas. Atualmente o número total de doutores no País com alguma atividade chega a 70 mil, além de outros 41 mil mestres, 118 mil pesquisadores, 50 mil doutorandos e 92 mil mestrandos, que mantém relação direta com o CNPq. “Formamos os primeiros doutores há apenas 40 anos, o que é muito recente se compararmos com outros países. Apesar disso, conseguimos investir mais em bolsas de estudos e pesquisas”, disse.

Sergio Rezende ressaltou ainda o crescimento no número de publicações científicas no País que, recentemente, subiu duas posições no ranking de artigos científicos publicados em 2008 e já ocupa a 13ª posição. Em 2007, o Brasil estava no 15º lugar, atrás da Holanda e da Rússia, nações que foram ultrapassados este ano.

Outro ponto destacado pelo ministro foi a atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a forma de financiamento à pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos. “No Brasil temos duas unidades ligadas ao ministério responsáveis por gerenciar o financiamento de bolsas e auxílios a pessoas físicas e, ainda, ações de instituições públicas e privadas. No primeiro caso, atua o CNPq e, no último, a Finep”, explicou.

A ministra Barbara Kudrycka aproveitou o encontro para convidar o ministro para conhecer as ações nas áreas de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas na Polônia. De acordo com Kudrycka o sistema de financiamento à pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos em seu país é semelhante ao modelo brasileiro. “Além de um sistema de financiamento semelhante, contamos com financiamentos que se restringem às pesquisas da própria Polônia, bem como de toda a Europa”, enfatizou.

Kudrycka destacou o meio ambiente, energia, oceanografia e biocombustíveis como áreas de interesse na cooperação internacional. Ela argumentou ainda que seu país possui conhecimento avançado no estudo de movimentos sísmicos. A representante do governo polonês demonstrou interesse na realização de uma Conferência Mundial de Ciência e Tecnologia no Brasil, no próximo ano. “No ano que vem teremos o aniversário do acordo bilateral instituído em 1998 com o Brasil. Seria importante a troca de conhecimentos entre pesquisadores dos dois países”, ressaltou.

Он ласково заговорил с "Шансон радио песня скачать"песочного цвета животным, нежно "Скачать не расставаясь ева польна"поглаживая по шее "Arial шрифты скачать"и почесывая за ушами.

На ее "Move maker windows скачать бесплатно"лице застыла маска растерянной враждебности.

Я только "Скачать adobe after effects portable"что спасла вас от "Скачать радик юльякшин"Проктора, а вы рассказали ему "Скачать мод тайны тропы 2"про бумажник.

Тело подозреваемого представляло собой "Скачать темы для сенсорного телефона samsung"сочлененные вместе стальные секции наподобие "Скачать с одноклассников музыку через опера"сороконожки.

Римо решил, что нашел подходящее наказание.

Мне бокал красного "Погода в уфе рамблер"вина, сказал Поль.

  Categorias: