Municípios da Amazônia Legal debatem mudanças climáticas

Municípios da Amazônia Legal debatem mudanças climáticas
outubro 09 11:32 2009

Representantes de municípios da Amazônia estarão em Manaus para participar da Cúpula Amazônica de Governos Locais. O evento que começou quarta-feira (07) e vai até amanhã (10), pretende debater a inclusão da região nas negociações de mudança climática. Promovida pela Confederação Nacional de Municípios do Brasil (CNM), a Cúpula Amazônica deve estimular debates em painéis temáticos, grandes plenárias e reuniões setoriais sobre gestão ambiental, tendo amazonia_legalcomo tema central a Inclusão da Amazônica nas Negociações Globais de Mudanças Climáticas.

As soluções ambientais locais serão abordadas em discussões transversais sobre licenciamento ambiental, regularização fundiária, saneamento básico, habitação e mobilidade urbana.

A Cúpula Amazônica visa juntar forças, potencialidades e serviços ambientais para construir uma proposta concreta que não apenas valorize o patrimônio natural do bioma, mas que possa ser inserida também nos mercados internacionais de carbono, dando aos habitantes da floresta caminhos reais para conservação e desenvolvimento.

Durante o evento será lançado o livro Governos Locais Amazônicos e as Questões Climáticas Globais, que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A obra foi elaborada por pesquisadores da região e contém informações sobre a relação intrínseca entre a floresta amazônica e as mudanças climáticas globais.

Programação

A programação inclui um painel introdutório, Mudanças Climáticas, a Amazônia e suas Cidades, com a participação do pesquisador Niro Higuchi (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Henrique Pereira (Universidade Federal do Amazonas) e Jair Aguiar Souto (Associação Amazonense dos Municípios).

Serão realizados mais 17 painéis em que a pluralidade nas negociações de mudanças climáticas, as redes de governos locais e bens comuns globais dentro do enfoque do clima e da biodiversidade, o olhar da ONU (Organização das Nações Unidas) para Amazônia e as alternativas para a Amazônia dentro das áreas de ciência e tecnologia estarão em foco.

Outros temas de interesse para a sociedade serão discutidos, entre eles a participação da sociedade civil na proteção da Amazônia, gestão da água, regularização fundiária, logística, energia e mercado internacional de carbono, assim como o contraponto entre iniciativa privada e responsabilidade socioambiental.

A programação inclui, ainda, fóruns setoriais com representantes do poder público local, comunidade técnico-científica, iniciativa privada e organizações não governamentais, entre outras atividades. Como resultado da Cúpula será elaborada a Carta de Manaus, a ser entregue na COP 15, em Copenhague (Dinamarca). O último dia foi reservado para visitas técnicas em alguns municípios do estado do Amazonas.

O evento acontece no Studio 5 Centro de Convenções, na avenida Rodrigo Otávio, Japiim, zona sul de Manaus. Mais informações podem ser encontradas no site: http://www.cupula.cnm.org.br

  Categorias: