Nasa vai provocar impacto na superfície da Lua nesta sexta-feira

Nasa vai provocar impacto na superfície da Lua nesta sexta-feira
outubro 09 11:45 2009

A Nasa (agência espacial americana) vai promover nesta sexta-feira (9) dois impactos sucessivos na superfície da Lua, para pesquisar a possível presença de gelo e vapor no satélite natural da Terra. A missão está prevista para as 7h15 (horário de Brasília) e será transmitida ao vivo pela TV Nasa (www.nasa.gov/ntv).

A sonda LCross (sigla para Lunar Crater Observation and Sensing Satellite) atingirá a cratera Cabeus logo após o impacto do foguete Centauro. A região escolhida para a experiência fica no polo sul, na face oculta da Lua.nasa_foguete_centauro

A nuvem de pó e rochas provocada pelas colisões será analisada pela sonda, para detectar a possível presença de moléculas de água.

Será o último ato da sonda após uma viagem de quase nove milhões de quilômetros pelo espaço, incluindo várias voltas na órbita da Terra e da Lua.

A nuvem será analisada também por telescópios de todo o mundo, incluindo os do Havaí, os do Novo México e Arizona, assim como o telescópio espacial Hubble e o orbitador lunar LRO.

A sonda LCross e o orbitador lunar foram lançados no dia 18 de junho deste ano a bordo de um foguete Atlas V a partir de Cabo Canaveral (Flórida).

Volta à Lua

O plano de exploração espacial da Nasa, que se encontra em revisão, prevê o retorno de seres humanos à Lua em 2019, a bordo de uma nova geração de naves que começou a ser desenvolvida após o desastre do ônibus espacial Columbia, em 2003.

A busca por gelo é parte da prospecção de terreno para uma futura base lunar. Ele seria recurso precioso, fornecendo não só água, mas também combustível e oxigênio. Isso reduziria o volume de insumos que precisaria ser lançado da Terra para sustentar os habitantes de um posto lunar.

  Categorias: