Novo uso para a planta conhecida como losna é alternativa no combate à malária

Novo uso para a planta conhecida como losna é alternativa no combate à malária
janeiro 06 14:47 2015

artemisia annua west virginia

Segundo estudo publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”, um grupo de cienistas descobriu um novo uso para a Artemisia annua, conhecida vularmente como losna, no combate à malária.

A planta, que já é usada como principal ingrediente para fabricação de remédios para a doença. A nova forma de combate foi descoberta pela equipe do microbiólogo Stephen Rich, da Universidade de Massachusetts Amherst.

Segundo os pesquisadores, usar a losna três vezes ao dia é mais eicaz que o atual método recomendado. Ainda segundo o grupo, a aplicação direta da Artemisia annua é duas vezes mais eficiete que dobrar a dose dos medicamentos disponíveis, por exemplo.

Durante a pesquisa foram usados comparativos antre a aplicação da planta e o uso dos medicamenos, nos dois tipos de malária que afetam roedores (ratos), para testar a reaçãos dos parasitas à cada tipo de tratamento.

“Realizando esses experimentos com diferentes espécies da malária dos roedores, conseguimos uma prova sólida sobre o tratamento”, afirmou Rich.

O estudo tem importância especial se considerados os dados da organização Mundial da Saúde (OMS) que apontam que 3,2 bilhões de pessoas no mundo estão em áreas de risco de contrair malária. os cientistas apontam ainda que o uso da planta é um meio mais barato e não baseado em fármacos.

 

Foto:Wikimedia Commons com informações de Galileu
  Categorias: