FAPEMA tem novo presidente

FAPEMA tem novo presidente
janeiro 06 11:15 2015

1 Foto 5 Posse na Fapema foto Antônio Martins - Cópia

Doutor em Urbanismo pela Universidade Paris-Est e Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco, Alex Oliveira de Souza tomou posse como presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, em cerimônia realizada no auditório da fundação, na tarde desta segunda-feira (5). O ato de posse foi conduzido pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sectec, Bira do Pindaré, que na ocasião representou o governador do Maranhão, Flávio Dino.

“Alex é uma pessoa talhada na trajetória acadêmica, compromissado com nosso tempo e com o momento que nós estamos vivendo no Maranhão, portanto eu tenho absoluta confiança que nós vamos ter avanços significativos na atuação da Fapema, estabelecendo um estreitamento da fundação com a realidade social”, afirmou o Secretário da Sectec, Bira do Pindaré.

Ainda em seu discurso, Pindaré ressaltou o compromisso do governo Flávio Dino em mudar os indicadores sociais do estado e do papel da fundação nessa empreitada. “Nosso grande desafio é mudar os indicadores sociais do Maranhão e a Fapema tem que dar sua cota de participação. Ciência e tecnologia não podem estar desassociadas dos nossos propósitos mais nobres e prioritários que é a mudança da dura realidade existente no estado do Maranhão”, considerou.

1 Foto 7 Posse na Fapema foto Antônio Martins

Alex Oliveira assume a presidência da FAPEMA no lugar antes ocupado pela Doutora em Imunologia pela Universidade de São Paulo, Rosane Nassar Meireles Guerra, que ocupou o cargo no exercício anterior.

“Minha gratificante caminhada do grupo escolar à universidade de Paris-Est é uma história de direitos duramente conquistados e com essa história de vida que assumi perante o governador Flávio Dino, a responsabilidade de liderar a Fapema em ampla sintonia com a Sectec, com o governo e com as instituições de ensino superior e de pesquisas do Maranhão”, afirmou Alex em seu discurso.

O novo presidente da Fapema deu o tom da sua gestão. “Nosso trabalho é de equipe e será feito para equipes, onde os interesses coletivos se sobrepõem aos interesses individualistas e patrimonialistas. Nosso olhar para ciência, tecnologia e inovação está amparado pela transversalidade que permeia todo o conhecimento científico, das ciências de bases e aplicadas, da grandeza dos estudos em nanotecnologia à universalidade das tecnologias inclusivas e assistivas. Mas, também no conhecimento popular, nos saberes e fazeres tradicionais e contemporâneos da nossa gente”, declarou.

E falou aos presentes, que a transversalidade deve conclamar a colocar a ciência produzida no estado para contribuir obstinadamente para inclusão social, de forma a ampliar a sustentabilidade ambiental e melhorar a competitividade econômica. “Para tanto, todos estão convidados a participar da construção do Maranhão para todos nós”, intimou.

Alex Oliveira falou ainda sobre a interiorização das ações da fundação. “Nós teremos projetos específicos de interiorização da fundação no sentido de levar oferta e o fomento de ciência e tecnologia não apenas para os núcleos já consolidados, mas para fomentar é preciso também aquecer os pequenos, amparar para que possam crescer, e esse é o propósito da Fapema. E, ainda, construir alianças nos pequenos núcleos do interior com os da capital e até fora do estado”, concluiu.

1 Foto 8 Posse na Fapema foto Antônio Martins

Prestigiaram o ato o Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; Secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres; Secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares; Presidente da Caema, Davi Telles; Reitor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Gustavo Pereira da Costa; Vice-Reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Antonio Oliveira; Representando o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Roberto Brandão, a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Valéria Maria Carvalho Martins; Reitor da Universidade Ceuma, Marcos Barros; Secretário Regional da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência – SBPC, Luiz Alvres Ferreira; Presidente da Academia Maranhense de Ciência e Tecnologia, Sofiane Labidi; Pró-Reitores de Instituições de Ensino Superior púbicas e privadas; Vereador, Nelsinho Brito; e mais servidores da fundação, amigos e convidados.

Comunidade acadêmica prestigia o novo presidente – O Reitor da UEMA, Gustavo Pereira, destacou a importância da Fapema para o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão, assim como para o progresso da inovação, que é fundamental para o fortalecimento da economia, do desenvolvimento social, político e ambiental da população maranhense. “A expectativa da comunidade acadêmica é que a Fapema possa dinamizar mais suas ações e ampliar o seu leque de editais. E o professor Alex, por ser professor da UEMA e pela primeira vez que isso acontece, é uma honra para nossa instituição. Eu desejo todo êxito, sucesso e nosso apoio, e certamente das demais instituições de ensino superior. Nossos votos são para que ele faça uma gestão bem aventurada”, observou.

O Vice-Reitor da UFMA, Antonio de Oliveira, falou do compromisso da Fundação com a pesquisa. “É com alegria que recebemos o professor Alex que tem compromisso com o fomento a pesquisa, porque é conhecedor dos desafios a serem superados. Desejamos sucesso na sua jornada frente a Fapema”, disse.

“Apostamos na renovação de parcerias e o Alex é muito bem vindo para trabalho de fomento à pesquisa que trará desenvolvimento para o estado”, disse Marcos Barros, Reitor da Universidade Ceuma.

  Categorias: