Pesquisa analisa nova espécie de percevejo que ameaça cultura do arroz

Pesquisa analisa nova espécie de percevejo que ameaça cultura do arroz
abril 27 18:34 2015

0percevejos-04Responsáveis por grandes perdas de produtividade, as pragas têm sido uma preocupação constante dos agricultores e de pesquisadores que buscam por métodos para o seu controle. No Maranhão, o surgimento de uma nova espécie de percevejo – Glyphepomis Berg, 1981 (Hemiptera: Heteroptera: Pentatomidae) – que está atacando a cultura do arroz, é objeto de estudo da doutora em Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão, campus de Balsas, Joseane Rodrigues de Souza.

A mais nova espécie de percevejo deve ser considerada como candidata a praga-chave para a cultura no país. “Isso deve acontecer em função dos danos que ninfas e adultos provocam quando se alimentam dos colmos das plantas de arroz o que contribui para redução no número de perfilhos, em decorrência da injeção de saliva tóxica, bem como, nanismo e morte da planta quando a infestação é alta, diz Joseane Souza.

A pesquisa, desenvolvida com o apoio da FAPEMA tem como objetivo realizar a descrição e registro desta nova espécie, bem como, avaliar os seus aspectos biológicos. 

Para tanto, segundo explicou a professora, foram realizadas duas etapas, sendo a primeira conduzida no Laboratório de Entomologia do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e a última em laboratório e casa de vegetação pertencente à Universidade Federal do Maranhão, Campus de Chapadinha.

“A primeira etapa que encontra-se em fase final consiste na descrição taxonômica de macho, fêmea e imaturos (ovos e instares ninfais) do percevejo. Na segunda etapa, que foi conduzida em casa de vegetação e no Laboratório de Entomologia Básica e Aplicada da UFMA (LEBA) foram estudados os aspectos biológicos de ninfas e de adultos da nova espécie de percevejo do arroz”, explica Joseane Souza.

Com os resultados da pesquisa, Joseane diz que espera-se trazer aos técnicos, produtores, pesquisadores e interessados em geral informações relevantes sobre a mais nova espécie de percevejo.

A pesquisa teve como supervisor o Prof. Dr. Cláudio Gonçalves da Silva, Professor Adjunto IV do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), pertencente à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Chapadinha, sendo a mesma apoiada pelo Programa de Bolsa de Pesquisa DCR/FAPEMA/CNPq por meio do edital nº 05/2011.DSC02020

“Além disso, houveram parcerias com o Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão – Embrapa Arroz e Feijão, com o pesquisador Dr. José Alexandre Freitas Barrigossi, coordenador da Rede para o Estudo da Bioecologia de Percevejos Fitófagos em Sistemas Integrados de Produção de Grãos (PERCEBIO) no Brasil, além do taxonomista Dr. Luiz Alexandre de Campos pertencente ao Laboratório de Entomologia do Departamento de Zoologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)”, informou a pesquisadora, acrescentando que os resultados serão apresentados em breve em revistas científicas, uma vez que são inéditos.

Sobre a espécie

A nova espécie pertencente ao gênero Glyphepomis, é exclusivamente neotropical, não amazônico, distribuindo-se nas regiões centro-oeste, nordeste, sudeste e sul do Brasil e norte da Argentina. Dentro desse gênero, quatroespécies são conhecidas: G. adroguensis Berg, 1981; G. setigera Kormilev&Piran; G. pelotensis Campos &Grazia, 1998 e G. spinosa Campos &Grazia, 1998. O registro das duas primeiras espécies é conhecido da Argentina, do Uruguai e do Brasil nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina enquanto as duas últimas ocorrem exclusivamente no Brasil em lavouras de arroz nos estados do Rio Grande do Sul, sendo G. spinosa a mais nova espécie de percevejo encontrado em lavouras de arroz nos estados do Brasil Central e do Norte.

  Categorias: