Pesquisa apoiada pela FAPEMA investiga a estética dos vilões de telenovelas

Pesquisa apoiada pela FAPEMA investiga a estética dos vilões de telenovelas
junho 14 13:59 2013

carminha-felix-divulgacao

Quem aprecia uma boa novela já deve ter observado que o papel de vilão é quase sempre ocupado por atores bonitos. Os motivos que levam, na telenovela brasileira, à construção da imagem de vilões bonitos, estabelecendo um jogo entre beleza e feiúra moral que parece ser condição necessária para instituir ao vilão toda a potencialidade de ser cruel, injusto, abominável e estabelecer o vínculo com o espectador é o objetivo do projeto Maldade em outra ótica: A feiúra moral sob o véu da beleza na narrativa da telenovela, desenvolvido pela doutoranda em Comunicação Social, Larissa Leda Fonseca Rocha.

A pesquisa, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, por meio do edital Universal/2012 conta com uma equipe executora formada por professores pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e por alunos do curso de graduação. Larissa Rocha explicou que a primeira parte, teórica, compreende um vasto e detalhado levantamento bibliográfico, buscando-se as referências necessárias para as etapas seguintes da pesquisa. “Na segunda parte teremos dois momentos essenciais: a escolha e coleta dos materiais audiovisuais para análise e a análise audiovisual propriamente dita”, detalhou a professora.

A equipe de pesquisa conta com o suporte do Departamento de Comunicação Social da UFMA. A partir do trabalho, o grupo prevê a produção de artigos científicos para publicação em periódicos acadêmicos indexados, produção de comunicações, registradas em anais, em congressos nacionais e/ou internacionais, resultando em trabalhos que serão produzidos tanto por alunos quanto por professores envolvidos no projeto, além de servir de base fundamental para a execução de seis monografias de conclusão de curso. Há ainda a produção de conhecimento acadêmico que resultará na produção da tese de doutorado da professora/coordenadora do projeto.

Em relação aos impactos esperados a pesquisa pretende contribuir para o atualmente tímido desenvolvimento dos estudos sobre telenovela brasileira no âmbito da Universidade Federal do Maranhão. “O objeto telenovela/ficção televisiva é hoje um dos de maior interesse e relevância da comunidade científica/acadêmica da área de comunicação social, no entanto, o Maranhão se ressente de não ter nenhum grupo que o estude ou que participe de iniciativas nacionais ou latino-americanas de pesquisa, como o Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva (Obitel), que possui pesquisadores em quase todos os estados brasileiros”, observa Larissa. “Além disso, outro impacto esperado é sensibilizar os alunos de graduação e pós-graduação da necessidade e importância do estudo da telenovela como objeto científico”, completa.

  Categorias: