Pesquisa de professores maranhenses sobre síndrome congênita causada por Zika vírus repercute na mídia internacional

Pesquisa de professores maranhenses sobre síndrome congênita causada por Zika vírus repercute na mídia internacional
novembro 23 14:37 2016

zika-microcefalia-ufmaO jornal The New York Times desta segunda-feira, dia 22, destacou a pesquisa de um grupo de professores integrantes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e profissionais do Núcleo Infantil de Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação da Criança (Ninar), sediado no hospital Juvêncio Matos.

A pesquisa coordenada pelo professor doutor Antonio Augusto Moura da Silva analisou o crescimento, resultados de exames de imagens e eletroencefalogramas e o fenótipo de 48 bebês com provável síndrome congênita por Zika vírus nascidas nos anos de 2015 e 2016 em municípios maranhenses.

O primeiro artigo do grupo sobre a síndrome congênita do Zika vírus foi publicado na revista Emerging Infectious Diseases, do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), editada nos Estados Unidos e considerada na comunidade acadêmica uma das mais respeitadas do mundo.

A reportagem do The New York Times destaca várias pesquisas relacionadas à síndrome congênita, especialmente sobre 13 crianças que não nasceram com microcefalia, mas apresentaram anormalidades neurológicas posteriormente.

Sobre a pesquisa dos professores maranhenses, o jornal enfatiza que seis crianças não nasceram com microcefalia, mas três desenvolveram crescimento inadequado do crânio com o passar da idade.

Veja a lista de pesquisadores autores do artigo “Crescimento precoce e consequências neurológicas de lactentes com provável síndrome congênita por Zika vírus”, publicada na revista Emerging Infectious Diseases:

Antonio Augusto Moura da Silva

Jucelia Sousa Santos Ganz

Patricia da Silva Sousa

Maria Juliana Rodvalho Doriqui

Marizelia Rodrigues Costa Ribeiro

Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco

Rejane Christine de Sousa Queiroz

Maria de Jesus Torres Pacheco

Flavia Regina Vieira da Costa

Francelena de Sousa Silva

Vanda Maria Ferreira Simões

Marcos Antonio Barbosa Pacheco

Fernando Lamy Filho

Zeni Carvalho Lamy

Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves

Confira a reportagem completa clicando AQUI.

  Categorias: